Na costa norte, no oeste de Creta, esta é uma das cidades mais bonitas da Grécia. As ruas de paralelepípedos estão repletas de lojas que vendem roupas, cerâmicas e obras de arte locais, e a cidade é um lugar favorito para visitar os gregos de férias em agosto. Chania é um lugar maravilhoso para se perder em seus encantos para uma tarde que poderia facilmente se estender a um jantar noturno em um restaurante romântico com vista para o porto veneziano.
Este local é habitado desde a Idade do Bronze, quando os minóicos fundaram a antiga cidade-estado de Kydonia aqui há quase 5.000 anos. No entanto, Chania ganhou seu layout atual no século 13 sob os venezianos (1204-1645), que a fortificaram e fizeram dela a capital da ilha. Em 1971, a capital da ilha foi transferida para Heraklion.
Se quiser continuar a ler este post sobre "13 Atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Chania" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 13 Atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Chania, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.
Saiba mais sobre a cidade e o que fazer com nossa lista das principais atrações de Chania.
Veja também: Onde ficar em Chania
Observação: algumas empresas podem estar temporariamente fechadas devido a problemas globais recentes de saúde e segurança.
1. Passeie pelo Porto Velho
Porto Velho | Direitos autorais da foto: Lana Law
Datado do século XIV, o antigo porto é cercado por um passeio ladeado por marisqueiras e cafés; fervilha de visitantes no verão e é totalmente encantadora à noite.
Ao passear a leste do antigo porto, você passará pela pequena mesquita, erguida pelos turcos otomanos depois que eles tomaram Chania em 1645. Hoje ela serve como uma pequena galeria de arte. Além da mesquita, ficam os arsenais, onde os venezianos consertaram suas galeras, e uma marina de iates.
Todo este trecho de costa é protegido por um quebra-mar, e em sua ponta fica um farol – foi projetado por um arquiteto egípcio em 1839 e lembra estranhamente um minarete. No ponto em frente ao farol fica o Museu Marítimo e a Fortaleza de Firkas.
2. Perca-se na Cidade Velha
Uma rua na cidade velha de chania | Direitos autorais da foto: Lana Law
Uma das melhores coisas para fazer em Chania é passear pelo labirinto de ruas estreitas e exclusivas para pedestres no centro histórico da cidade. Um estilo arquitetônico salta para você em cada esquina. Lojas ao longo das ruas e escadas vendem lembranças, e restaurantes e cafés bonitos estão escondidos em pátios sombreados.
Ao caminhar, você encontrará quatro áreas distintas, cada uma com sua própria aparência: Kastelli é montanhosa e bastante antiga, com passagens estreitas e sinuosas. Se você se deparar com um grupo de turistas, muitas vezes é muito apertado para passar. Topanas fica logo atrás do antigo porto e tem estradas estreitas. O Bairro Judeu é facilmente identificado por suas ruas mais largas. O distrito de Splantzia tem o maior número de cafés e restaurantes ao ar livre, principalmente localizados em torno de um enorme plátano em frente à Igreja de São Nicolau.
3. Caminhe pelo paredão até o farol
Casa da Luz | Direitos autorais da foto: Lana Law
Uma das melhores vistas do porto antigo e da cidade velha de Chania pode ser encontrada dando um passeio agradável ao longo do paredão veneziano até o farol do século XIX. A caminhada leva cerca de 15 minutos de ida, em um ritmo lento. Esta caminhada também o levará por alguns dos principais pontos turísticos do antigo porto, incluindo a mesquita Yiali Tzami e os arsenais venezianos .
Você pode ver o farol de todos os lugares ao longo do porto. Siga o paredão por todo o caminho até chegar ao início do quebra-mar, levando ao farol. A partir daqui, você pode pegar uma passarela inferior ou passarela superior. O caminho superior parece o mais fácil, mas rapidamente se torna mais estreito e depois muito áspero e uniforme. É melhor pegar a passarela mais baixa. Além do primeiro conjunto de escadas, não há maneira fácil de descer da passarela superior.
Embora o farol não esteja aberto aos visitantes, você ainda pode subir o conjunto de escadas até o primeiro nível na base para vistas de volta para a cidade e para o mar.
4. Desfrute de um jantar romântico à beira-mar
Restaurante romântico à beira-mar em Chania, Creta
Que melhor maneira de encerrar um dia de turismo em Chania e arredores do que com um jantar ao pôr do sol à beira da água. Por toda a área do porto, você encontrará uma seleção maravilhosa de restaurantes que servem frutos do mar frescos e outras iguarias gregas.
As mesas estão arrumadas do lado de fora, e a brisa quente do mar soprará em seus cabelos enquanto a condensação de sua bebida fria escorre lentamente pelo copo. As vistas da sua mesa são variadas – você pode optar por observar os barcos balançando suavemente ancorados ou, em vez disso, se envolver em algumas pessoas sérias assistindo. Não importa para onde você olhe, a cena é linda em todas as direções, pois a área do porto é suavemente iluminada à noite.
Embora a cena não comece realmente até o anoitecer, é melhor chegar um pouco mais cedo para garantir uma boa mesa. Não se apresse e escolha seu restaurante com cuidado – nem todos são ótimos. Se o lugar parece ocupado, você provavelmente pode ter certeza de que os moradores sabem o lugar certo para comer.
5. Museu Marítimo de Creta
Museu Marítimo | Direitos autorais da foto: Lana Law
Este museu, na ponta de terra do outro lado do canal do farol, traça a relação secular de Creta com o mar, desde os minóicos, passando pelos períodos bizantino, veneziano e turco, até chegar à invasão alemã da ilha durante a Segunda Guerra Mundial .
Distribuído por dois andares, o acervo inclui apresentações em vídeo, maquetes incríveis de navios, pinturas, fotos e equipamentos náuticos. Você vai encontrá-lo no canto oeste do antigo porto em um belo edifício vermelho construído pelos venezianos e usado como prisão.
Observe que no cais de Moro, em um dos arsenais venezianos a leste do antigo porto, você também pode ver o Minoa, um navio minoico reconstruído do século XV aC.
Endereço: Fort Firkas, Akti Koundourioti, 73136 Chania, Creta
Site oficial: http://mar-mus-crete.gr/en/the-museum/
6. Museu Arqueológico de Chania
Museu Arqueológico de Chania | Direitos autorais da foto: Lana Law
A história de Chania remonta milênios a cerca de 2200 aC, quando os minoanos fundaram a antiga cidade-estado de Kydonia neste mesmo local. Instalado na igreja gótica de San Francesco , um espaço abobadado leve e arejado (construído pelos venezianos e posteriormente usado como mesquita pelos turcos), este museu possui achados arqueológicos do oeste de Creta que datam do Neolítico até a época romana.
O museu exibe uma riqueza de cerâmica minóica, urnas funerárias pintadas, joias de ouro e tabuletas de barro com inscrições. Outras exposições notáveis incluem figuras de barro peculiares de mulheres com cara de pássaro, touros de cerâmica votivos, um piso de mosaico romano do século III e um impressionante busto de mármore do imperador romano Adriano.
Endereço: 21 Halidon Street, 73136 Chania, Creta
7. Parque Botânico e Jardins de Creta
Parque Botânico e Jardins de Creta
Com seu clima quente e ensolarado e solos ricos e férteis, Creta cultiva azeitonas e uvas, e até cultiva frutas tropicais, como abacates e bananas. Neste parque bem cuidado, no sopé das Montanhas Brancas, um caminho sinuoso de dois quilômetros leva você por um jardim plantado com flores exóticas e árvores frutíferas de todo o mundo, com tudo claramente rotulado.
Pontos sombreados com bancos em meio a ervas aromáticas como sálvia, hortelã e tomilho oferecem lugares para relaxar e fugir do sol. Você pode emprestar uma bengala e um chapéu na entrada, e uma garrafa de água gratuita está incluída no ingresso. Há também um café-restaurante que serve pratos tradicionais cretenses preparados com produtos sazonais do próprio parque.
O Parque Botânico é acessível de ônibus de Chania e é imperdível para os amantes de plantas.
Endereço: Fournes, 18 quilômetros a sudoeste de Chania, Creta
Site oficial: www.botanical-park.com
8. Os Mosteiros da Península de Akrotiri
Os Mosteiros da Península de Akrotiri
A península rochosa de Akrotiri, 10 quilômetros a leste de Chania, abriga três mosteiros. Agia Triada , fundada em 1612, está situada entre oliveiras e pomares de laranjeiras meticulosamente cuidadas, e se concentra em um pátio de clausura e uma linda igreja – você pode comprar azeite feito pelos monges.
A uma curta distância de carro fica a fortaleza de Gouverneto , fundada em 1537. Mesmo que o mosteiro esteja fechado, a localização é linda. A partir daqui, uma trilha passa por Arkoudiospilia (Caverna do Urso), descendo 140 degraus até Katholiko , um mosteiro abandonado do século VI, construído em um penhasco.
Depois de ver os mosteiros, vá para a Baía de Stavros para nadar na praia onde Anthony Quinn dançou no filme Zorba, o Grego, de 1964.
9. Bolas
bolas
As praias mais espetaculares de Creta são muitas vezes as mais difíceis de alcançar, e Balos é certamente uma delas. Os barcos de excursão partem de Kissamos (40 quilômetros a oeste de Chania), mas é mais divertido alugar um veículo, de preferência um jipe 4×4, e visitar de forma independente.
Você precisará percorrer uma trilha difícil, desafiadora de sete quilômetros, percorrendo a Península de Gramvousa – certifique-se de ir devagar e com cuidado. A autarquia local está a trabalhar na melhoria da estrada, mas neste momento a viagem em terra batida demora cerca de 30 minutos. É uma aventura completa com declives íngremes, cabras e muita poeira. Uma pequena taxa é cobrada por pessoa para usar a estrada.
A partir do estacionamento, caminhe por uma trilha íngreme (20 minutos), para chegar a esta encantadora praia de areia branca, que se estende até uma deslumbrante lagoa azul-turquesa e verde-esmeralda.
A partir daqui, você pode caminhar pelo mar até o joelho até a pequena ilhota de Gramvousa , coroada por um forte veneziano do século XVI. A praia fica feliz depois das 17h, quando os barcos de excursão partem, e você está em harmonia com a natureza. O príncipe Charles e a princesa Diana nadaram aqui durante sua lua de mel em 1981.
10. Elafonissi
Elafonissi
Na isolada costa sudoeste de Creta, esta praia deslumbrante fica a cerca de duas horas de carro de Chania (73 quilômetros). As cores aqui são incríveis – a areia assume tons de rosa em certa luz, pois é composta de pequenos pedaços de conchas e corais, e o mar é azul-turquesa.
Você pode caminhar por águas profundas até uma ilhota, que é uma área de conservação, sendo a última parada para as aves que migram da Europa para a África. Completo com espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar, além de uma cantina para lanches, o Elafonissi é ideal para famílias com crianças devido ao mar quente e raso.
Se você não quiser fazer isso sozinho, pode fazer um passeio organizado para Elafonisi de Chania, que inclui transporte e paradas em cavernas e uma vila ao longo do caminho.
Pode ventar muito aqui, então verifique a previsão antes de sair e talvez considere outra praia, a menos que você esteja procurando kitesurf ou windsurf.
11. Viagem de um dia para caminhar pelo Desfiladeiro de Samaria
Desfiladeiro de Samaria
As montanhas de Creta são cortadas por desfiladeiros profundos, o mais longo dos quais é o Samaria de 18 quilômetros. É uma caminhada desafiadora, que você pode fazer de forma independente ou como parte de uma viagem de um dia organizada de Chania. Esta é uma caminhada de ida, então você precisa considerar o transporte de volta ao seu ponto de partida antes de fazer essa caminhada. Pode ser complexo, então um passeio é sua melhor opção. A entrada para o desfiladeiro é na aldeia de Omalós, 42 quilómetros a sul de Chania.
O caminho é íngreme e irregular no início, descendo por densos pinhais. Nas profundezas do desfiladeiro rochoso, a trilha serpenteia em torno de grandes pedregulhos e, em seu ponto mais estreito, os "Portões de Ferro" (Sideroportes), a Samaria tem apenas quatro metros de largura. Procure kri kri, cabras selvagens exclusivas de Creta.
Um dos grandes aspectos desta caminhada é o fato de ser quase toda descida. O desfiladeiro se abre para o mar na vila de Ayía Rouméli , com uma praia de areia preta onde você pode nadar no final da caminhada. A partir daqui, apanhe o ferry para Sfakia e depois o autocarro de volta para Chania (75 quilómetros).
12. Museu 3D do Mundo Minoano
Museu 3D do mundo de Minoan | Direitos autorais da foto: Lana Law
Este é o lugar perfeito para famílias com crianças passarem parte de uma tarde. Uma introdução única e interessante à história antiga da Grécia é fornecida de uma maneira que todos podem desfrutar.
Exposições interessantes proporcionam oportunidades de fotos divertidas na primeira parte do museu. Depois disso, você será presenteado com um filme em 9D, onde todos os seus sentidos estarão envolvidos.
Este é o lugar perfeito para fugir do calor do meio-dia ou do raro dia de chuva e aprender um pouco ao longo do caminho.
Site oficial: https://minoansworld.com/english
13. Estoque no Mercado Municipal
Mercado Municipal | Direitos autorais da foto: Lana Law
Um agradável desvio das principais atrações turísticas de Chania é o Mercado Municipal. Instalado em uma estrutura de 4.000 metros quadrados construída em 1911, você encontrará vendedores que oferecem legumes, carnes e peixes no auge de seu frescor. Se você estiver de férias em Chania ou nos arredores, esta deve ser sua primeira parada para estocar.
É interessante notar que a maioria dos itens são cultivados em Creta. O clima e a topografia únicos da ilha permitem o cultivo de uma grande variedade de produtos ao longo do ano.
Alguns pequenos restaurantes locais também estão localizados aqui, juntamente com outras lojas que vendem os suprimentos turísticos padrão.
Onde ficar em Chania para passeios turísticos
O melhor lugar para ficar em Chania é no centro da cidade, na cidade velha, e de preferência no porto ou com vista para o mar. Muitos hotéis e apartamentos estão escondidos nas ruas estreitas e estreitas logo atrás do porto. Eles muitas vezes parecem da rua para ser pouco mais do que uma porta com uma escada, mas uma vez dentro, os quartos são arejados e oferecem vista para o mar.
Hotéis de luxo:
- La Maison Ottomane é um hotel boutique de luxo na cidade velha. Os hotéis de estilo otomano contam com quartos repletos de antiguidades e lençóis de algodão egípcio e contam com um delicioso café da manhã em um jardim privativo.
- Casa Delfino Hotel & Spa tem uma localização invejável a poucos passos do antigo porto e tem um espectacular pátio no último piso.
- Prefere algo pequeno e íntimo? Experimente o Domus Renier Boutique Hotel com apenas nove suítes e quartos luxuosos, a maioria com vista para o porto.
Hotéis de médio porte:
- O Porto Veneziano Hotel está situado em frente ao porto. Oferece um buffet de pequeno-almoço e é conhecido pela sua equipa simpática.
- O Samaria Hotel está um pouco afastado do centro comercial, mas tem uma bela piscina exterior e uma decoração contemporânea.
- Instalado em um edifício do século XIII, o Palazzo Di Pietro, de gerência familiar, é uma boa opção de boutique com apenas cinco apartamentos maravilhosamente decorados.
Hotéis econômicos:
- A Casa Veneta tem uma boa localização no centro histórico e oferece quartos limpos e confortáveis.
- Idealmente localizado ao lado dos encantadores Jardins Municipais e a uma curta distância das atrações da cidade velha está o Avra City Hotel.
- Se preferir estar perto da praia e fazer uma viagem de um dia à cidade velha, o Yakinthos Hotel está a poucos passos da areia da praia de Agii Apostoli e também tem uma grande piscina exterior.
Mapa de Chania – Atrações (Histórico)