Com mais de 328.000 quilômetros quadrados de terras naturais protegidas, o Canadá tem a sorte de se beneficiar de um sistema de parques nacionais de classe mundial. Na verdade, o Canadá foi o primeiro país do mundo a estabelecer um serviço de parques nacionais – então é seguro dizer que sabe uma coisa ou duas sobre parques incríveis.
Verdade seja dita, cada um dos parques nacionais do Canadá merece um lugar nesta lista. Esse é o problema com o Canadá: é um grande país com uma enorme variedade de paisagens, cada uma com suas próprias características geológicas únicas, atividades ao ar livre e fotos épicas.
Se quiser continuar a ler este post sobre "12 melhores parques nacionais no Canadá" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 12 melhores parques nacionais no Canadá, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.
Não foi fácil reduzir esta lista a apenas uma dúzia de parques, mas tenha certeza de que cada um dos parques em destaque ganhou seu lugar por oferecer algo particularmente espetacular. Da montanha mais alta do país às margens de um Grande Lago e a uma floresta antiga à beira-mar, esses parques nacionais apresentam algumas das atrações mais exclusivas de um país rico em belezas naturais.
Em outras palavras, você deve realmente fazer questão de visitar pelo menos alguns desses incríveis marcos canadenses. Descubra as principais opções com nossa lista dos melhores parques nacionais do Canadá.
1. Parque Nacional de Banff, Alberta
Lago Moraine, Parque Nacional de Banff
Curiosidade: o parque nacional mais popular do Canadá também foi o primeiro parque nacional do país. Banff é um parque nacional icônico que está na lista de desejos de quase todos os viajantes do mundo – e por um bom motivo.
No coração das Montanhas Rochosas , as montanhas escarpadas do parque são, sem dúvida, a principal atração. Há muitas maneiras de explorá-los, desde um passeio guiado a cavalo até uma caminhada de verão (são mais de 1.600 quilômetros de trilhas !), esqui, snowboard e outras atividades de inverno.
As águas mais azuis do Lago Louise e do Lago Moraine também costumam chamar a atenção dos visitantes do parque. Vá para um dos lagos cedo se quiser tirar uma foto sem mais ninguém no quadro – mas resista à vontade de dar um mergulho, pois esses lagos alimentados por geleiras são muito frios! Se você realmente quiser dar um mergulho, confira o Banff Upper Hot Springs, também localizado no parque.
Interessado em acampar? Há muitas opções para isso, desde acampamentos robustos no interior até acampamentos com serviços completos perto da cidade de Banff, oferecendo fácil acesso a restaurantes, lojas e até spas (alguém disse glamping?)
Há muitas oportunidades para avistar a vida selvagem em todo o parque, incluindo ursos (pretos e pardos), alces, lobos e raposas. Mantenha os olhos abertos – e se você tiver a sorte de avistar um animal, certifique-se de dar bastante espaço observando à distância.
Hospedagem: onde ficar em Banff
- Consulte Mais informação:
- Atrações turísticas mais bem avaliadas no Parque Nacional de Banff
2. Parque Nacional Cape Breton Highlands, Nova Escócia
Mary Ann Falls no Parque Nacional Cape Breton Highlands
Rodeado pelas águas cintilantes do Oceano Atlântico, o Parque Nacional Cape Breton Highlands da Nova Escócia apresenta algumas das mais belas paisagens que você encontrará em todo o país. A mundialmente famosa Cabot Trail serpenteia pelo parque, para que você possa experimentar as vistas ondulantes sem sair do carro.
Claro, você vai querer parar de vez em quando para caminhar algumas das 26 trilhas do parque, que variam de loops de calçadão curtos e fáceis a caminhadas mais desafiadoras de até 12 quilômetros de extensão.
Certifique-se de colocar a trilha Skyline no topo da sua lista de caminhadas obrigatórias: essa trilha é mais longa ( 8,2 quilômetros para o loop completo), mas é relativamente fácil, levando você a pontos de vista extremamente assustadores – mas bonitos – falésias com vista para o mar. É também uma caminhada popular para avistar alces , embora você tenha a chance de avistar alces em qualquer lugar do parque.
Alojamento: Onde ficar perto do Parque Nacional Cape Breton Highlands
3. Reserva do Parque Nacional da Orla do Pacífico, Colúmbia Britânica
Calçadão pela exuberante floresta tropical no Pacific Rim National Park
Perto da cidade turística de Tofino, na acidentada costa oeste da ilha de Vancouver, fica a Reserva do Parque Nacional da Orla do Pacífico, que se estende ao longo das margens do Oceano Pacífico. Se você quer se impressionar – e talvez um pouco humilhado – pela Mãe Natureza, este é um parque nacional que você não vai querer perder.
O clima no Pacific Rim National Park pode ser resumido em uma palavra: molhado. Chove muito, mas isso ajuda a manter as florestas antigas verdes e ricas. Os verões são lindos, mas cada inverno traz tempestades selvagens, causando ondas enormes que atraem surfistas experientes dispostos a enfrentar o frio (mesmo nos meses de verão, roupas secas são necessárias para suportar a água fria do oceano).
O parque é o lar de algumas lindas trilhas para caminhadas. Uma das caminhadas de vários dias mais lendárias do Canadá está localizada na Reserva do Parque Nacional da Orla do Pacífico: a West Coast Trail, de 75 quilômetros , uma caminhada no interior que serpenteia por trilhas originalmente estabelecidas pelos povos das Primeiras Nações que mais tarde foram usadas por sobreviventes de naufrágios tentando navegar seu caminho de volta para a segurança. As reservas são necessárias se você quiser dar uma chance a essa caminhada desafiadora – mas altamente recompensadora.
Hospedagem: Top Resorts perto de Tofino
4. Parque Nacional Gros Morne, Terra Nova
Western Brook Pond Fjord no Parque Nacional Gros Morne
Um Patrimônio Mundial da UNESCO , o Parque Nacional Gros Morne possui 1.805 quilômetros quadrados de paisagens incríveis na costa oeste de Newfoundland. Uma das vistas mais reconhecíveis do parque é o Western Brook Pond Fjord , que você pode acessar fazendo uma caminhada de vários dias ou pegando um passeio de barco e fazendo uma caminhada mais curta de três a quatro horas até o famoso mirante ver.
Há muito mais para explorar em Gros Morne; por exemplo, graças à geologia única do parque, os Planaltos oferecem a rara oportunidade de caminhar ao longo do manto da Terra (você sabe, essa camada normalmente encontrada bem abaixo da crosta terrestre). Há também caminhadas que o levarão até a beira da água ou até o ponto mais alto do parque na Montanha Gros Morne . Pegue um mapa do parque ou dirija-se ao centro de informações do parque para criar estratégias sobre como encaixar o maior número possível de caminhadas.
5. Parque Nacional Fundy, New Brunswick
Laverty Falls, Parque Nacional Fundy
Há algo muito legal em explorar o fundo do oceano lamacento, apenas para dar um passo para trás e ver o nível da água subir 12 metros em questão de horas. Esse é o tipo de magia que você pode experimentar no Parque Nacional Fundy de New Brunswick, lar das marés mais altas do mundo.
Movendo-se para o interior, há uma ampla rede de trilhas para explorar no parque, muitas das quais com cachoeiras espetaculares. A maioria dessas trilhas pode ser percorrida em um dia (ou mesmo em apenas algumas horas), ou você pode ligá-las para experimentar o Circuito Fundy – uma jornada de 48 quilômetros que conecta sete trilhas diferentes, com algumas opções de camping sertanejo ao longo da rota. Boas trilhas, sim!
- Consulte Mais informação:
- Atrações turísticas mais bem avaliadas na Baía de Fundy
6. Parque Nacional dos Lagos Waterton, Alberta
Cameron Lake no Parque Nacional dos Lagos Waterton
Nem todos os parques nacionais de Alberta se concentram apenas nas Montanhas Rochosas – basta olhar para o Parque Nacional Waterton Lakes, situado no extremo sul da província e com as belas pradarias (é claro, as Montanhas Rochosas ao fundo certamente pintam uma boa imagem) .
Como o nome do parque sugere, há muitos lagos no Waterton Lakes National Park implorando para serem apreciados, seja em uma canoa, caiaque ou pedalinho. Se você estiver se sentindo corajoso, pode mergulhar para nadar, mas a água é bem fria, mesmo no verão. No entanto, não há melhor maneira de se refrescar rapidamente após uma caminhada extenuante.
Falando em caminhadas, com mais de 200 quilômetros de trilhas para escolher, há algo para quase todos, desde caminhantes iniciantes até profissionais experientes. A melhor época para caminhar é no verão, pois a neve pode começar a cair no outono e tende a permanecer até a primavera.
Do outro lado da fronteira Canadá-EUA do Parque Nacional Waterton Lakes está o Parque Nacional Glacier, Montana. Combinados, esses parques formam o Waterton-Glacier International Peace Park .
7. Parque Nacional Kluane, Território de Yukon
Geleira Kaskawulsh no Parque Nacional Kluane
A fama do Kluane National Park é que ele abriga o pico mais alto de todo o país – que seria o Monte Logan de 5.959 metros , aninhado nas profundezas do parque e normalmente apenas escalado por montanhistas experientes.
Mas há muito mais no parque, desde caminhar pelo trono do rei até passear de barco no lago Kathleen e pegar um voo para ver os vastos campos de gelo de cima. Esta última atividade, conhecida como "flightseeing", permite que você suba a bordo de um avião ou helicóptero para ver o Monte Logan de perto e pessoalmente. Há até a oportunidade de acampar durante a noite no acampamento base do Icefield Discovery – que é, possivelmente, a experiência de acampamento mais legal do Canadá em todos os sentidos da palavra.
8. Parque Nacional da Ilha do Príncipe Eduardo, Ilha do Príncipe Eduardo
Calçadão flutuante pelo Parque Nacional da Ilha do Príncipe Eduardo
Quase todas as vistas do Prince Edward Island National Park são perfeitas para cartões postais, desde os icônicos faróis até a praia de areia vermelha. Este parque nacional tem tudo a ver com o oceano, com praias de areia mundialmente famosas que proporcionam horas intermináveis de entretenimento. Esteja você construindo uma escultura de areia, nadando no Atlântico ou caminhando pelo sistema de trilhas, você achará fácil preencher um dia (ou mais) no PEI National Park.
Enquanto muitos dos melhores parques nacionais do Canadá são voltados para aqueles que buscam aventuras épicas, o Parque Nacional da Ilha do Príncipe Eduardo é adequado para famílias com crianças pequenas. A maioria das trilhas são fáceis, com muitas opções de caminhadas curtas que podem ser feitas em menos de uma hora. Brincar na praia é uma daquelas atividades que podem ser desfrutadas por todas as idades, e há muitas facilidades nos parques (banheiros, áreas de piquenique, etc.) que estão abertos sazonalmente desde o final da primavera até o início do outono.
- Consulte Mais informação:
- Atrações turísticas mais bem avaliadas na Ilha do Príncipe Eduardo
9. Parque Nacional da Península de Bruce, Ontário
Indian Head Cove, Parque Nacional da Península de Bruce
Embora as províncias costeiras do Canadá tendam a atrair a maioria dos amantes da natureza, há algumas joias escondidas em todo o resto do país, incluindo o Parque Nacional da Península Bruce, em Ontário.
Com falésias pitorescas e água tão azul que você juraria estar no Caribe, a Península de Bruce oferece muitas oportunidades para brincar dentro e ao redor do Lago Huron . O parque fica a apenas 3,5 horas de Toronto, mas a agitação da vida da cidade será a última coisa em sua mente enquanto você explora a costa rochosa da Baía da Geórgia e percorre as trilhas da área.
Se você tiver vários dias e estiver pronto para uma aventura, uma parte da famosa Bruce Trail de 782 quilômetros – a trilha mais antiga e mais longa do Canadá – atravessa o parque. Caso contrário, existem várias trilhas mais curtas para quem prefere um passeio de um dia.
Uma atração imperdível é a Gruta , uma enorme caverna marinha no Lago Huron que você pode facilmente passar horas explorando. Demora cerca de 45 minutos (cada sentido) para chegar à caverna. Se você planeja fazer a viagem no verão, saia cedo – a Gruta é um ponto quente para os turistas.
- Consulte Mais informação:
- Parques de Ontário mais bem avaliados: explorando as belas paisagens de Ontário
10. Parque Nacional Jasper, Alberta
Alces no Parque Nacional Jasper
Parte do Patrimônio Mundial dos Parques das Montanhas Rochosas canadenses da UNESCO , o Parque Nacional Jasper é acidentado, selvagem e incrivelmente grande ( 11.000 quilômetros quadrados , para ser exato). Este é o deserto canadense no seu melhor, quer você esteja visitando nos meses ensolarados de verão ou no inverno frio e com neve.
O parque é mais movimentado no verão, mas há inúmeras trilhas para caminhar ou andar de bicicleta, acampamentos para visitar e rios e lagos para brincar. Pode ficar frio – muito frio – no inverno, mas você pode se aquecer rapidamente explorando o parque com raquetes de neve, esquis cross-country, patins de gelo ou até chuteiras de gelo para um passeio único em um cânion de gelo.
A cidade montanhosa de Jasper serve como uma excelente base para todas as suas aventuras ao ar livre, ou você pode optar por acampar em um dos muitos acampamentos de campo ou de campo no parque. Se você planeja acampar no verão, é aconselhável reservar um acampamento com antecedência.
Hospedagem: Onde Ficar em Jasper
11. Parque Nacional Yoho, Colúmbia Britânica
Lago O'Hara, Parque Nacional de Yoho
Se você gosta de cachoeiras, lagos cristalinos e montanhas imponentes, não deixe de visitar o Parque Nacional de Yoho. No lado BC das Montanhas Rochosas canadenses, Yoho oferece todos os melhores elementos das Montanhas Rochosas: caminhadas que farão seu coração bater rápido, lagos alpinos cristalinos e todos os tipos de flora e fauna – com alguns pequenos extras.
Um desses extras mais legais são os fósseis de Burgess Shale . Um Patrimônio Mundial da UNESCO , os fósseis de Burgess Shale têm mais de 500 milhões de anos e oferecem um vislumbre de criaturas da era pré-dinossauro que você provavelmente nunca soube que existiam. Uma caminhada guiada é o caminho a percorrer, e o parque oferece passeios para toda a família e viagens que são mais desafiadoras fisicamente. Essas caminhadas guiadas acontecem na maioria dos dias no verão, mas é recomendável fazer reservas.
- Consulte Mais informação:
- Explorando as principais atrações do Parque Nacional de Yoho
12. Parque Nacional Forillon, Quebec
Parque Nacional de Forillon
O Golfo de St. Lawrence é uma meca para aventuras marinhas, de mergulho a snorkel e stand up paddle. Mas a atração mais legal do Forillon National Park tem que ser a observação de baleias, onde – se você tiver muita sorte – poderá vislumbrar uma baleia azul, o maior animal do mundo.
O caiaque no mar é outra maneira fantástica de conhecer as costas da Baía de Gaspé . Embora você provavelmente fique hipnotizado pelas falésias deslumbrantes e pelos milhares de aves marinhas que sobrevoam, não deixe de observar a água, onde é provável que você aviste focas e, claro, baleias!