12 Atrações e lugares com melhor classificação para visitar na região de Limousin

A região de Limousin é uma área de beleza natural intocada e rica história. Esta idílica paisagem pastoral de colinas verdes e florestas exuberantes surpreende os visitantes com seus magníficos castelos medievais e aldeias pitorescas, muitas das quais são listadas como Plus Beaux Villages de France (Aldeias mais bonitas da França).

Os parques naturais regionais da região são um paraíso para os entusiastas do esporte. As oportunidades são abundantes para caminhadas nas trilhas cênicas, pesca em rios de água doce e passeios de barco em lagos cristalinos.

Se quiser continuar a ler este post sobre "12 Atrações e lugares com melhor classificação para visitar na região de Limousin" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 12 Atrações e lugares com melhor classificação para visitar na região de Limousin, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Planeje sua viagem com nossa lista das principais atrações e melhores lugares para visitar na região de Limousin.

Veja também: Onde ficar em Limousin

1. Aubusson

Ponte de pedra sobre o rio Creuse em Aubusson

A cidade histórica de Aubusson é conhecida desde o século XV por suas tapeçarias com padrões intrincados. O processo de tecelagem demorado e trabalhoso produziu as lindas tapeçarias que foram usadas durante a Idade Média para decorar castelos franceses.

Há seis séculos, a cidade é um centro da indústria de tapeçarias artesanais. Hoje, Aubusson ainda é considerada a capital mundial das tapeçarias. Em 2009, a UNESCO inscreveu a tapeçaria de Aubusson na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade .

Os turistas podem visitar oficinas de tapeçaria por toda a cidade, como o Espace Tapisseries Aubusson (32 Rue Vaveix), que renova tapeçarias históricas e tem uma galeria de arte que exibe peças artísticas de tapeçaria, e La Maison du Tapissier (63 Rue Vieille), um edifício do século XVII oficina de tapeçaria onde os visitantes podem assistir a uma demonstração de tecelagem tradicional.

A Cité Internationale de la Tapisserie (Rue des Arts) é dedicada a conservar o savoir-faire da criação de tapeçaria tradicional e apoiar a formação profissional no ofício. O centro tem um museu que contém tapeçarias do século XV até os dias atuais, incluindo muitas obras-primas do século XVII.

2. Limoges

Limoges

Designada como Ville d'Art et d'Histoire (Cidade de Arte e História), a capital de Limousin possui um rico patrimônio cultural. A Cathédrale Saint-Etienne é o monumento mais importante de Limoges e seu único edifício gótico. Iniciada em 1273, a catedral continuou a ser renovada ao longo dos séculos.

Atrás da catedral estão os Jardins de l'Evêché (Jardins do Bispo), e a leste está a ponte Pont Saint-Etienne de oito arcos construída no século XIII.

Os visitantes também devem passear pelos bairros históricos da cidade ao longo da Rue de la Boucherie e da Rue du Temple para absorver o ambiente do velho mundo da cidade.

O pintor impressionista Auguste Renoir começou sua carreira como pintor de porcelana em Limoges, e é fácil ver a conexão entre esse artesanato e as artes plásticas.

O Pavillon de la Porcelaine – Haviland apresenta louças decorativas de porcelana criadas pela Maison Haviland, um prestigiado fabricante de porcelana fina artesanal desde 1842. O Pavillon de la Porcelaine – Haviland também tem uma boutique que vende louças Haviland.

O Musée National Adrien Dubouché destaca a beleza e variedade da porcelana, a forma de arte pela qual Limoges é famosa. Este museu exibe a maior coleção de porcelana de Limoges do mundo, juntamente com cerâmica, faiança e artigos de vidro.

Outro aspecto do patrimônio artístico da cidade pode ser explorado no Musée des Beaux-Arts de Limoges . No antigo palácio episcopal (classificado Monumento Histórico), o museu apresenta uma coleção diversificada de belas artes e artefatos arqueológicos, incluindo objetos galo-romanos e egípcios antigos, esmaltes pintados medievais e renascentistas e pinturas impressionistas.

Mapa de Limoges – Atrações (Histórico)

3. Uzerche

Vila Uzerche

Uzerche é conhecida como a " Pérola de Limousin", por causa de seus belos edifícios históricos e localização espetacular em um afloramento rochoso com vista para o rio Vézère. Esta cidade fortificada medieval tem muitos tesouros arquitetônicos, incluindo impressionantes torres antigas, passagens abobadadas atmosféricas e elegantes hôtels particuliers (mansões históricas).

A não perder é o Abbatiale Saint-Pierre d'Uzerche . Esta magnífica igreja românica foi construída nos séculos XI e XII. Classificada como Monumento Histórico, a igreja foi um importante destino de peregrinação medieval.

Um ótimo lugar para dar um passeio relaxante é ao longo da Esplanade de la Lunade . Esta passarela de pedestres tem vista para o rio Vézère e as colinas arborizadas que cercam a cidade.

Durante o verão, mercados ao ar livre e eventos culturais atraem muitos visitantes. Um festival medieval, o Jours de Fête , diverte multidões com música, espetáculos circenses e teatro burlesco em julho. Em agosto, os amantes da música acorrem a Uzerche para as Journées Musicales d'Uzerche, le MUZ', que apresenta uma grande variedade de concertos, desde música clássica a conjuntos folclóricos tradicionais e jazz.

Nos arredores de Uzerche, a zona rural oferece amplas oportunidades para caminhadas e passeios pela natureza.

4. Abbatiale Saint-Pierre Saint-Paul, Soligac

Point-Vieux de Soligac | Renaud Camus / foto modificada

Solignac (a 15 quilômetros de Limoges) abriga um dos pontos turísticos mais importantes da região de Limousin, o Abbatiale Saint-Pierre Saint-Paul. Esta esplêndida abadia românica, construída entre os séculos X e XII, foi um destino de peregrinação medieval no Caminho de Santiago de Compostela.

Típico dos monumentos românicos, o exterior da igreja da abadia de Saint-Pierre Saint-Paul é decorado com arcos arredondados e figuras esculpidas. O espaçoso interior abobadado apresenta vitrais inspiradores do século XV e barracas de madeira esculpida adornadas com detalhes incomuns, incluindo grifos, folhas de palmeira e cobras.

A igreja da abadia de Saint-Pierre Saint-Paul está aberta ao público durante o verão para visitas guiadas nas tardes de domingo. Concertos de música às vezes são realizados na igreja.

A vila histórica de Soligac encanta os visitantes com seus antigos edifícios de pedra com persianas pastel e um ambiente agradável ao longo do rio Briance. Atravessando o rio está a Pont-Vieux de Solignac (Ponte Velha de Soligac) do século XV, uma graciosa ponte de alvenaria em arco.

5. Castelo de Val

Barcos no Château de Val

Em um cenário romântico, o Château de Val parece uma imagem das páginas de um livro de histórias infantil. O castelo com torres fica em um esporão rochoso dentro do Lac de Bort-les-Orgues, um dos maiores lagos da Europa.

Esta fortaleza feudal medieval, com as suas grandiosas salas góticas, é um dos melhores locais a visitar para descobrir o ambiente de outra época. Ao contrário de muitos castelos franceses, o Château de Val é suntuosamente mobiliado com peças de época, criando uma boa imagem de como era viver aqui.

A Capela Saint-Blaise do castelo está classificada como Monumento Histórico. Datada do século XV, esta capela gótica encontra-se no pátio principal do castelo.

Os terrenos do castelo incluem um jardim tranquilo plantado com muitas flores. Ao redor da propriedade existem locais tranquilos que convidam os visitantes a comungar com a natureza sob uma tília frondosa, junto a uma fonte ou perto das antigas cavalariças. É possível fazer um passeio de bicicleta pela propriedade e pescar ou passear de barco no Lago Bort-les-Orgues.

O Château de Val está aberto ao público para visitas de fevereiro a início de novembro. Durante julho e agosto, o castelo recebe concertos de música ao ar livre no pátio nas noites de quarta-feira.

O Château de Val também oferece acomodações espaçosas para pernoite na modernizada Royal Suite , que tem uma cozinha totalmente equipada, área para refeições e um terraço ao ar livre com vista para o lago. As acomodações incluem café da manhã com croissants recém-assados.

Endereço: Les Fontilles, 15270 Planorbe

6. Musée d'Art Contemporain de la Haute-Vienne

Castelo de Rochechouart | OTTAVI Alain / foto modificada

O Musée d'Art Contemporain de la Haute-Vienne (Museu de Arte Contemporânea) está instalado no majestoso Château de Rochechouart . Este castelo gótico tardio e renascentista maravilhosamente restaurado está situado entre os vales de Graine e Vayres.

A coleção do museu é dedicada à arte dos séculos XX e XXI. Em exposição estão mais de 300 obras criadas desde a década de 1960 até os dias atuais. Outros destaques incluem o sortimento de 2.000 objetos de artes decorativas, além de peças exclusivas encomendadas.

Castelo de Rochechouart

Igualmente notáveis ​​são as obras de arte encontradas nas paredes do castelo, especialmente os afrescos do século XVI na Salle des Chasses (retratando cenas de caça) e na Galerie d'Hercule (ilustrando os trabalhos da figura mitológica grega Hércules).

Endereço: Place du Château, 87600 Rochechouart

Site oficial: https://www.musee-rochechouart.com/index.php/en/

7. Parque Natural Regional de Millevaches em Limousin

Parque Regional de Millevaches

O Parc Naturel Régional de Millevaches em Limousin é um paraíso de florestas verdes profundas, colinas suavemente onduladas, vales protegidos, prados relvados e lagos tranquilos. O parque regional, que abrange o Planalto de Millevaches , possui rios de água doce e riachos que abrigam lontras de rio.

O Parque Natural Regional de Millevaches é pontilhado de pequenas aldeias encantadoras e percorrido por trilhas cênicas. Os caminhantes apreciarão a paisagem diversificada, desde charnecas e bosques de carvalhos até pastagens onde as famosas vacas Limousin pastam.

Além de caminhadas e ciclismo, outras atividades populares ao ar livre são passeios de barco, pesca e ciclismo. Os viajantes noturnos podem ficar em acampamentos ou outras acomodações no parque.

8. Saint-Leonard-de-Noblat

Saint-Leonard-de-Noblat

Esta pitoresca cidade medieval tem um centro histórico bem preservado. Passear pelas ruas de paralelepípedos e becos estreitos da cidade leva os visitantes de volta no tempo. Grande parte da cidade não mudou desde a Idade Média.

O bairro ribeirinho Quartier de Noblat é especialmente atmosférico com seus antigos moinhos e ponte do século XIII. Os turistas podem chegar aqui pelo caminho pedestre Chemin du Pavé . Esta área encantadora é um lugar delicioso para um passeio.

A não perder, a igreja colegiada românica da cidade é um esplêndido monumento listado pela UNESCO. O Collégiale de Saint-Léonard (datado dos séculos XI e XII) foi uma paragem no caminho de peregrinação de Santiago de Compostela.

Saint-Léonard-de-Noblat também é conhecida por sua gastronomia. Durante o mês de julho, a Fête de la Saint Martial , um mercado tradicional de produtos alimentares regionais, é realizada na praça Saint-Martial junto ao rio Vienne.

Quem gosta de doces deve experimentar a especialidade local chamada " Massepain de Saint-Léonard ", um bolinho de amêndoa crocante por fora e macio por dentro. A receita tem origem mediterrânea e foi trazida à cidade por peregrinos que voltavam de Saint-Jacques de Compostela, na Espanha.

9. Collonges-la-Rouge

Collonges-la-Rouge

Collonges-la-Rouge é uma aldeia perfeita, listada como uma das Plus Beaux Villages de France (mais belas aldeias da França). Aninhada entre prados e pomares de nogueiras, a vila é um pitoresco aglomerado de ruas de paralelepípedos, ruas de pedestres e antigos edifícios com torres.

A maioria dos edifícios da cidade são construídos em arenito vermelho e datam dos séculos XV e XVI. Estas casas, casas e mansões de nobres em tons rosados ​​incomuns tornam esta cidade incomparável a qualquer outra na França. Glicínias e videiras aparam muitos edifícios, aumentando o charme.

Outra atração imperdível em Collonges-la-Rouge é a Eglise Saint-Pierre , construída nos séculos XI e XII. Esta requintada igreja românica foi visitada por peregrinos medievais no caminho "Caminho de Santiago" para Santiago de Compostela, Espanha. A igreja apresenta um tímpano ricamente esculpido e uma torre de empena.

10. Curemont

Curemont | akial / foto modificada

Listado como um dos Plus Beaux Villages de France , Curemonte fica no topo de um monte rochoso que preside dois vales. Três castelos medievais dominam a paisagem urbana, com torres impressionantes que são visíveis de longe.

As praças e os edifícios perfeitamente preservados da vila a tornam popular como local de filmagem para sets de filmagem. Rodeada por uma paisagem natural exuberante, a vila dá a impressão de estar intocada pelo mundo moderno.

Curemonte possui uma igreja românica do século XII, a Eglise Saint-Barthélemy , bem como duas outras igrejas históricas.

No Château Saint-Hilaire do século XIV, a autora Colette escreveu, Journal à Rebours .

11. Mortemart

mortemart

Outra das Plus Beaux Villages de France, Mortemart é uma vila encantadora com uma arquitetura encantadora. As mansões dos nobres majestosos refletem a rica herança da cidade.

Dois conventos históricos deslumbram os visitantes: um convento carmelita do século XIV, o Couvent des Carmes , e a Eglise Saint-Hilaire, uma pequena capela humilde em um convento agostiniano.

A cidade foi construída em torno de um castelo do século X, o Château des Ducs , que foi a casa dos Duques de Mortemart. Embora esteja principalmente em ruínas, a torre e alguns quartos sobreviveram. Exposições temporárias são realizadas dentro dessas salas restantes.

No centro da cidade há um antigo salão coberto que ainda é um centro de mercados semanais, onde os agricultores vendem frutas frescas, legumes e outros produtos locais aos aldeões.

12. Ségur-le-Château

Ségur-le-Château

Ségur-le-Château é mais uma das Plus Beaux Villages de France da região. A aldeia situa-se num local privilegiado pelos Viscondes de Limoges pela sua segurança contra invasões. A história é sentida em todos os cantos da vila.

Os visitantes vão gostar de passear pelas antigas ruas estreitas para admirar belas casas em enxaimel e mansões nobres com torres .

Em um dia ensolarado, é agradável dar um passeio panorâmico ao longo de Les Bords de l'Auvézère , um caminho à beira do rio arborizado. Este é um lugar popular para os moradores passearem, relaxarem nos bancos do parque ou fazerem um piquenique.

Onde ficar em Limousin para passeios turísticos

Recomendamos estes hotéis muito bem avaliados em charmosas cidades de Limousin, como Aubusson, Uzerche e Limoges:

  • Hotel Joyet de Maubec : Localizado em Uzerche e situado num edifício histórico, esta propriedade oferece uma decoração elegante e um serviço personalizado.
  • Best Western Plus Hotel Richelieu: Este hotel de médio porte em Limoges oferece camas confortáveis, estacionamento seguro e funcionários prestativos da recepção.
  • La Beauze : Situado numa mansão do século XIX, este hotel Aubusson de 3 estrelas apresenta uma decoração moderna, anfitriões encantadores e estacionamento gratuito.
  • ibis Limoges Centre : Para tarifas econômicas e uma localização conveniente, confira esta propriedade, com decoração elegante e equipe multilíngue.