11 Atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Tijuana

Mencione Tijuana para quase todos, e eles responderão com um olhar cético. É verdade – Tijuana não tem a melhor reputação. Com direitos de se gabar como "a fronteira mais cruzada do mundo", você pode se perguntar o que trouxe as pessoas aqui durante a maior parte do século 20.

A resposta? Atividade decadente. Tijuana costumava ser um foco para uma série de atividades nefastas. Mas um ressurgimento recente, investimento do governo e renascimento cultural estão virando as coisas em 180 graus para esta icônica cidade fronteiriça. Uma crescente cena gastronômica e de arte urbana está dando nova vida a Tijuana, com restaurantes contemporâneos, galerias e cafés artísticos.

Se quiser continuar a ler este post sobre "11 Atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Tijuana" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 11 Atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Tijuana, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Os viajantes ainda devem ter algum nível de cautela em Tijuana, pois nada é perfeito, mas os turistas raramente são alvos de qualquer atividade ilegal que ainda possa existir. E se você estiver hospedado nas seções turísticas, é quase uma garantia de que você ficará bem. Na verdade, para entender completamente o México e ver tudo o que este grande país tem a oferecer, você seria negligente em pular uma de suas cidades mais comentadas e visitadas. Fica do outro lado da fronteira de San Diego , tornando-se um destino popular para viagens de um dia.

Você está pronto para descobrir tudo o que ele tem a oferecer? Confira nossa lista das melhores coisas para fazer em Tijuana.

1. Centro Cultural Tijuana

Centro Cultural de Tijuana

Conhecido por sua forma esférica icônica e cor de areia do deserto, o Centro Cultural de Tijuana é um dos melhores lugares para se visitar em Tijuana. O Centro foi inaugurado na década de 1980 e desde então se tornou um dos ícones da cidade, localizado na Zona Rio, que fica a apenas cinco minutos da fronteira com os Estados Unidos.

O Centro Cultural de Tijuana é uma das únicas instituições do Conselho Nacional de Cultura e Artes do México. Aqui, os visitantes podem aprender sobre a história da Baja California através de suas muitas exposições no Museum of the Californias; através de filme na cúpula IMAX; e apresentações ao vivo no Performance Hall, aquário e muito mais.

O Centro Cultural dá atenção especial aos povos nativos da região, com a participação de artistas e artesãos nacionais e internacionais. O centro ainda tem sua própria Cineteca Tijuana, que exibe filmes e tem sido ponto de encontro de diretores, roteiristas e atores.

Endereço: Paseo de los Héroes 9350, Zona Urbana Rio Tijuana, 22010 Tijuana, BC

2. Avenida da Revolução

Avenida Revolução | Glen Scarborough / foto modificada

Avenida Revolucion é, em uma palavra, lendária. O que já foi a principal via para a notória atividade "degradada" da cidade agora se tornou o ponto focal do renascimento de Tijuana. Conhecido localmente como "La Revu", hoje é um caleidoscópio de cores físicas e guarda os segredos de um passado de mau gosto. É a fonte de uma nova vida para a cidade, repleta de cafés, restaurantes, hotéis, murais de rua brilhantes, galerias de designers e apresentações ao ar livre.

Se procura lojas de artesanato, esta é a rua a explorar. Muitas das lojas ao longo da rua abastecem suas prateleiras com produtos produzidos por nativos de Tijuana. Pense em vitrais, couro e estatuetas. Você também poderá encontrar cerâmica de Talavera, estatuetas de madeira de Oaxaca e tecidos de Yucatán.

Há sempre algo para ver, ouvir, cheirar ou provar ao longo da artéria principal do centro da cidade. Este é também o coração da revolução culinária de Tijuana. Ladeando ambos os lados da avenida, os visitantes encontrarão muitos restaurantes modernos produzindo pratos tradicionais e experimentais de chefs locais e internacionais.

3. O topo

El Trompo é um museu de ciências interativo voltado para famílias locais e turistas. Aqui é diversão para toda a família, com shows culturais, jogos e várias exposições.

A entrada geral custa cerca de US$ 5. O site deles geralmente também tem um calendário dos próximos eventos.

O espaço de aprendizagem incentiva as crianças e suas famílias a adotar uma abordagem prática para experimentar e incorporar a ciência na vida cotidiana. O amplo edifício de quatro andares possui quatro salas interativas, com um acervo de 108 peças, além de uma Sala Multiuso e um auditório com capacidade para 4.000 pessoas.

Dentro das exposições, os visitantes encontrarão oficinas de escultura e robótica; ao centro de ciências da juventude; um centro de programação de computadores; e espaço para shows, conferências e apresentações de livros. Uma sala de cinema também reproduz filmes em 3D.

Endereço: Av de los Insurgentes s/n, Rio Tijuana 3ª Etapa, 22226 Tijuana, BC

4. Passagem Rodríguez

Em meio ao frenesi de La Revu, escondido entre a enorme quantidade de hotéis, restaurantes e lojas, um oásis para os artistas artísticos está fora do radar. Este é o Pasaje Rodriguez, um beco cheio de arte, comida deliciosa e excelente energia.

Pasaje Rodriguez é um aceno para a evolução de Tijuana e a revitalização que está remodelando a forma como a cidade é vista em todo o mundo. O projeto responsável pela Passagem começou em 2009, quando partes da passagem foram abertas por apenas alguns dias para expor a arte local. Não é de surpreender que artistas, designers e fotógrafos quisessem que o espaço permanecesse aberto mesmo após o término do festival.

Hoje, os visitantes podem encontrar uma passarela de murais brilhantes, pequenos restaurantes, galerias artísticas e muito mais. As primeiras sextas-feiras de cada mês costumam ser ótimas para ir, quando são organizadas exposições, além de festas festivas. As noites também são o momento mais energético e interessante para explorar.

5. O mercado pop

pimentas secas

O México tem tudo a ver com seus mercados locais, e Tijuana não é diferente. O Mercado El Popo é sem dúvida o melhor da cidade. Se você quiser ver um pouco da vida local de Tijuana, este é o lugar para começar. O mercado do centro está repleto de produtos, de queijos frescos e doces a sacos de pimentas secas, velas, sabonetes, óleos, canela, frutas, ervas e incenso.

El Popo é um local perfeito para saborear a culinária local ou comprar algumas lembranças divertidas e festivas. É também um ótimo lugar para ver os moradores vindos de fora da cidade para vender seus produtos do campo.

Endereço: 22000, Calle Benito Juárez 2nd 8053, Downtown, 22000 Tijuana, BC

6. Praias de Tijuana

O muro da fronteira em Playas de Tijuana

Aventure-se fora do "centro" para descobrir Playas de Tijuana, um bairro ocidental de todo o município. O calçadão aqui é um anel de seis quilômetros de pontes para pedestres que vai do Parque Azteca até a fronteira com os EUA. É difícil visitar Tijuana e ignorar a questão política muito real entre o México e os Estados Unidos, e o calçadão é um lembrete direto, como você pode ver o muro de fronteira que corre para o Oceano Pacífico.

Frutos do mar reina supremo em Tijuana, e em Playas há uma abundância deles, de tacos de peixe a ceviche e muito mais. A maioria dos viajantes ignora Playas em direção ao centro de Tijuana, mas esta é definitivamente uma vibração descontraída e de mudança de ritmo que oferece um lado diferente do norte de Baja.

7. Enseada

Enseada

Claro, você veio para Tijuana. Mas há tanto para ver no norte de Baja que de forma alguma você deve limitar suas férias a apenas TJ. A menos de 70 milhas de Tijuana está sua contraparte cosmopolita, Ensenada.

Historicamente, Ensenada foi a capital do território Baja de 1882 a 1915, e hoje é um centro turístico à beira-mar. A população é uma mistura de cruzadores, excursionistas da Califórnia, turistas mexicanos e moradores locais. É um dos destinos mais populares de toda Baja, com cerca de quatro milhões de visitantes por ano.

A orla bem cuidada é uma série de restaurantes e lojas. Você definitivamente vai querer experimentar um taco de peixe aqui, pois este é um dos melhores lugares para os tradicionais tacos de peixe Baja. Ensenada também tem um maravilhoso museu de ciências e aquário. Se você estiver viajando com crianças a tiracolo, a fonte musical à beira-mar é imperdível.

Os amantes da vida selvagem devem reservar um tempo para a Ilha de Guadalupe, um dos melhores lugares do mundo para ver tubarões brancos , que migram do Alasca para se reproduzir nas águas mais quentes.

8. Casa da Cultura

Não deixe ninguém lhe dizer que não há cultura em Tijuana. A Casa de la Cultura em Tijuana é um dos edifícios do México que foi declarado patrimônio histórico.

Originalmente projetada como uma escola primária (modelada após uma em Yuma, Arizona), hoje é um local de aprendizado. Em 1975, o prédio se tornou o primeiro local cultural de Tijuana. Em 2014, foi tombado como patrimônio cultural do estado.

Inclui um teatro, a biblioteca Josefa Ortiz de Dominguez, a Galeria Benjamin Serrano, o Café Literário e muitas salas para oficinas e exposições. Workshops anteriores incluíram dança, hip hop, linguagem, cozinha verde e muito mais.

Casa da Cultura traz uma média de 25.000 visitantes por ano. Em 2018, a Casa de la Cultura tornou-se um dos primeiros centros da cidade a ter um programa apoiado pelo Instituto Nacional de Belas Artes do México.

Endereço: Calle Benito Juárez 2nd e Constitución s/n, Downtown, CP 22000

9. Salada César

Salada César

Você sabia que quando você pede uma Salada Caesar, na verdade você está pedindo comida mexicana? Bem, mais ou menos. Embora haja algum debate em torno disso, é amplamente aceito que a salada Caesar foi inventada no México – e em Tijuana, para ser exato.

O berço da salada é amplamente considerado como o Caesars Restaurants Bar, no Caesar Hotel em Tijuana. Foi inventado por ninguém menos que o próprio César, César Cardini, que era o dono do hotel na época. Naquela época, Tijuana era popular entre a elite de Hollywood enquanto a Lei Seca estava furiosa nos Estados Unidos, o que os levou ao sul da fronteira para um pouco de diversão sem lei.

Existem muitas outras teorias sobre onde a salada foi criada, mas a maioria das pessoas acredita nessa versão da história. Então, você ainda pode obter uma salada Caesar do jeito que foi originalmente planejada? É claro! O Caesars ainda está por aí, e sua salada de mesa é um prato icônico. Na verdade, é uma das tradições culinárias mais antigas de Tijuana.

Endereço: Av. Revolución 8190, Downtown, 22000 Tijuana, BC

10. Praça Santa Cecília

Praça Santa Cecília

Um passeio pela Plaza Santa Cecilia é como voltar no tempo para a histórica Tijuana. Acontece que é uma das partes mais antigas da cidade. É desta praça que nasceu Tijuana, no cruzamento da First Street e La Revu.

Hoje, é difícil imaginar a histórica Tijuana, pois é uma mistura de barracas de artesanato ao ar livre, restaurantes e empresas modernas, como farmácias e dentistas. Dito isso, confie que você está no local de nascimento desta icônica cidade fronteiriça mexicana. Com a explosão de mariachi no ar e as bandeiras esvoaçantes penduradas no alto, não será difícil usar sua imaginação e imaginar como as coisas costumavam ser décadas atrás.

Como o resto de Tijuana, a praça nem sempre foi um lugar gregário e alegre. Costumava ser um foco de atividades criminosas. Mas aqueles dias já se foram faz tempo. Hoje é um pot-pourri de cor, atividade, arte e música.

11. Zona Fluvial

Frutas frescas à venda no Mercado Hidalgo | Chris Hunkeler / foto modificada

A leste do centro de Tijuana fica este próspero centro comercial, repleto de lojas, restaurantes e muitas coisas para fazer. O primeiro lugar a visitar deve ser o Plaza Rio Shopping, principalmente se você gosta de comer. Aqui, você encontrará o Foodgarden, que é um destino gastronômico vibrante com barracas de comida administradas por jovens chefs de Tijuana e da região.

Tijuana está sendo redefinida por sua cena gastronômica, então você não vai querer deixar de comer aqui. Você também encontrará o Mercado Hidalgo aqui perto, que é mais ou menos um mercado de agricultores, e este é um dos melhores lugares da cidade para descobrir a "verdadeira" Tijuana. Vende de tudo, desde tortilhas e café até doces e pinatas.

Endereço: Paseo de los Heroes 96-98, Zona Urbana Rio Tijuana, 22010 Tijuana, BC

Onde ficar em Tijuana para passeios turísticos

Hotéis de luxo :

  • Você não encontrará nenhum verdadeiro hotel 5 estrelas em Tijuana, mas uma das principais propriedades relativamente luxuosas é o Tijuana Marriott Hotel. Em uma localização conveniente, perto do Rio Shopping Center e do distrito comercial de Tijuana, possui quartos e suítes elegantemente decorados com vista para a cidade ou para a piscina. As comodidades incluem vários restaurantes, um centro de fitness muito agradável, uma piscina, banheira de hidromassagem e um spa. Há também uma estação de carregamento de veículos elétricos e o transporte para o aeroporto está disponível.
  • O Hotel Lucerna Tijuana é outra opção de luxo. Localizado a apenas 3 km da fronteira internacional na Zona Rio, o hotel familiar oferece quartos e suítes contemporâneos e espaçosos com TVs de tela plana, mesas de trabalho, varandas e Wi-Fi gratuito. As comodidades incluem um restaurante com área de estar interna e externa, piscina, sala de ginástica e serviço de quarto 24 horas. O estacionamento também está disponível gratuitamente.
  • O K Tower Boutique Hotel By Lucerna é um hotel de luxo apenas para adultos que é relativamente novo. Tem quartos modernos e bem decorados, com paredes de tijolos expostos pintadas de branco, grandes janelas e muitos detalhes em ouro. Longe dos quartos, você encontrará uma piscina e banheira de hidromassagem no terraço da cobertura. Há também um restaurante, salas de bilhar, centro de fitness e estacionamento gratuito.

Hotéis de médio porte :

  • Hampton Inn by Hilton Tijuana é uma boa seleção de gama média. O hotel dispõe de quartos e suítes limpos e confortáveis, incluindo opções para famílias. Todos vêm com geladeiras, cofres e água engarrafada. O hotel está localizado perto do Consulado Americano e perto da fronteira. Também está a poucos minutos do aeroporto e oferece transporte. Outras comodidades incluem minigolfe, sala de ginástica, café da manhã gratuito no restaurante do local e cafeteria.
  • Outra opção confiável e de bom valor é o Hyatt Place Tijuana. O moderno e moderno hotel tem quartos e suites insonorizados com lareiras, frigoríficos e áreas de estar separadas. O café da manhã é gratuito, assim como o estacionamento e o Wi-Fi. O aluguel de bicicletas está disponível, e há um restaurante e uma sala de ginástica no local.
  • O Hotel Ticuan, de 3 estrelas, está situado na histórica Avenida Revolucion, no centro de Tijuana. Os quartos são espaçosos, com áreas de estar separadas e TVs grandes. Há um restaurante no local, bem como uma banheira de hidromassagem e sauna. O hotel também pode providenciar tratamentos de massagens.

Hotéis econômicos :

  • Se você quer apenas um sono barato, experimente o Sleep Inn Tijuana de 2 estrelas. Tem quartos arrumados com pisos de madeira e detalhes nas paredes. Um buffet de pequeno-almoço americano está incluído na tarifa, e existe um serviço de autocarro e estacionamento gratuito no local.
  • A uma curta distância de vários bons restaurantes, o Hotel Pacific é outra opção econômica. O hotel dispõe de quartos básicos, mas confortáveis, com secretárias e acesso Wi-Fi gratuito. Há uma recepção 24 horas e estacionamento seguro e gratuito.