Quando você terminar de admirar as atrações turísticas históricas de Antuérpia e visitar os fabulosos museus da cidade, há muitas coisas para fazer para mantê-lo ocupado no interior.
Uma das grandes coisas sobre a Bélgica é que seu pequeno tamanho significa que nenhum lugar está realmente a mais de uma hora de carro, tornando-o o país perfeito para quem gosta de se estabelecer em um lugar e fazer passeios turísticos para explorar.
Muitos dos destaques do país são facilmente vistos como parte da viagem de ou para outras grandes cidades da Bélgica, Ghent e Bruges. Todos os lugares abaixo são facilmente acessíveis a partir de Bruxelas, se você preferir ficar na capital.
Descubra os melhores lugares para visitar a uma curta distância da cidade com nossa lista dos melhores passeios de um dia saindo de Antuérpia.
1. Mechelen
Mechelen
A cerca de 23 quilômetros ao sul de Antuérpia, a impressionante cidade de Mechelen fica entre Bruxelas e Antuérpia, no Dijle.
O centro da cidade velha é quase circular, com amplas avenidas substituindo as antigas muralhas circundantes, um layout que ajudou a preservar sua aparência medieval.
No Grote Markt , você ainda pode ver algumas belas casas de empena dos séculos XVI a XVIII, enquanto o lado sudeste da praça é ocupado pela Câmara Municipal (Stadhuis), que consiste em duas partes.
À direita está o Lakenhalle (salão de pano), construído em 1320-1326 de acordo com os modelos dos salões de Bruges, enquanto a parte esquerda do edifício foi apresentada por Carlos V à sede do Grande Conselho e projetada por Rombout Kelderman em 1529.
Logo atrás da praça está a Catedral de Sint-Rombouts com sua famosa torre do relógio de 97 metros de altura.
Para aqueles que querem explorar mais, a cidade velha de Mechelen tem muito a oferecer. Sobre a ponte de Dijle ergue-se o Huis de Zalm (nº 5), a casa da guilda dos negociantes de peixe, com uma bela fachada renascentista. Hoje, é um museu de arte e artesanato que exibe produtos artesanais de Mechelen.
À direita da ponte, junto ao Haverwerf, na esquina da Kraanstraat, encontram-se várias casas com fachadas muito finas, em parte feitas de madeira. Particularmente atraentes são as Paraísas (século XVI) com a representação de Adão e Eva no arco da porta.
Mapa Mechelen – Atrações (Histórico)
Hospedagem: Onde Ficar em Mechelen
2. Lier
Edifícios refletidos em um canal Lier
A cidade de Lier (em francês Lierre), a cerca de 19 quilômetros a sudeste de Antuérpia, é um lugar tranquilo para passar algumas horas e faz uma boa viagem de um dia saindo de Antuérpia.
Embora o Grote Markt no centro da cidade tenha sido seriamente danificado durante o bombardeio alemão de Antuérpia, seus edifícios mais importantes conseguiram sobreviver.
No lado leste da praça está a Câmara Municipal do século XVIII (Stadhuis), que possui uma atraente escadaria rococó e quartos lindamente decorados. O campanário gótico adjacente (1369) é tudo o que resta do salão de pano medieval.
A norte da Câmara Municipal fica o Vleeshuis (salão de carnes) construído em 1418, que funciona hoje como sala de exposições. Perto estão algumas casas de guildas notáveis, como a Bakkershuis (1717) e a Huis d'Eycken Bloom (1721).
Logo atrás da Câmara Municipal, a Capela Espanhola (Sint-Jacobskapel) é originária de 1383, enquanto a oeste na Cauwenberghstraat está o Museu Stedelijk com uma coleção notável, não apenas de arte holandesa e flamenga, mas também de mestres franceses e espanhóis, bem como obras contemporâneas.
Do Grote Markt siga a Eikelstraat para o sul para encontrar o complexo do mosteiro de Lier's Begijnhof (béguinage em francês); um dos mais pitorescos da Bélgica. Com seus chalés baixos, becos estreitos e encruzilhadas, lembra uma pequena cidade dentro de uma cidade.
A leste do Kleine Nete em Lier fica a igreja de Sint-Gummaruskerk, uma obra-prima do gótico tardio de Brabante, construída em 1425-1540. A igreja contém alguns tesouros de arte pendentes. Entre eles está a tela do coro gótico tardio esculpida em arenito claro e retratando a história da Paixão, evangelistas e clérigos, enquanto o vitral gótico tardio na igreja é de grande beleza.
Das inúmeras pinturas penduradas na igreja, as mais impressionantes são um tríptico na primeira capela do ambulatório, seus painéis laterais provavelmente pintados por Rubens. O mais importante dos tesouros da igreja é o Santuário de São Gummarus, de 800 quilos de prata , que é transportado pelas ruas em procissões.
Mapa de Lier – Atrações (Histórico)
Hospedagem: Onde Ficar em Lier
3. Alst
Igreja de São Martinho, Aalst
Posicionada entre Ghent e Bruxelas, Aalst às vezes pode ser ignorada por quem está de passagem, no entanto, é o lar de vários edifícios impressionantes e muita história.
Aqueles que viajam nos dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas vão querer experimentar o Carnaval de Aalst , um evento de três dias comemorado com grandes desfiles cheios de carros alegóricos coloridos.
O Grote Markt da cidade é onde você encontrará o centro das festividades durante o carnaval. Para o resto do ano, porém, a arquitetura notável do Grote Markt vale bem a pena uma visita. Entre os belos edifícios da praça, não perca o Belforten Van de Arbeid, o campanário de Aalst. O mais antigo dos três edifícios do campanário é a antiga casa do navio, originalmente construída em 1225 e a mais antiga do género. A Torre do Campanário, construída em 1407, é um marco listado pela UNESCO.
Outro edifício notável na praça principal é o Borse van Amsterdam, do século XVII, que agora abriga um restaurante popular, com mesas ao ar livre sob as colunatas.
Um dos marcos mais distintos de Aalst é o Castelo Terlinden, uma mansão do século XVI cercada por água. O edifício mudou de mãos dezenas de vezes ao longo dos anos e acabou se tornando conhecido como o "Castelo da Danação", embora os contos por trás desse apelido sombrio variem muito e suas verdadeiras origens sejam incertas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o prédio era na verdade um local de refúgio para pilotos ingleses escondidos; hoje abriga escritórios da cidade, e os terrenos são abertos ao público.
Os interessados em igrejas históricas vão querer visitar a Igreja de São Martinho, uma igreja do século XV que está em várias fases de construção desde então. Além de alguns belos vitrais, a igreja abriga várias pinturas de Rubens.
Atrás da igreja, você encontrará um museu de história local pequeno, mas cuidadosamente planejado, que tem uma variedade de itens em exibição, desde achados arqueológicos a obras de arte.
Aalst fica a cerca de 64 quilômetros a sudoeste de Antuérpia.
Hospedagem: onde ficar em Aalst
4. Participação
Castelo do século 12 de Turnhout
Cerca de 42 quilômetros a nordeste de Antuérpia, Turnhout encontrou prosperidade graças ao seu lugar vital nas rotas comerciais da era medieval e seu importante papel como centro de tecelagem. Hoje, muitas de suas atrações históricas sobreviventes derivam dessa época em que Turnhout prosperou como um centro comercial regional.
O castelo do século XII de Turnhout, bem no centro da cidade, já foi o lar dos governantes feudais da região, os Duques de Brabante. Embora você não possa entrar no interior, você pode obter ótimas fotos da fachada ao lado do fosso.
Turnhout
Perto está o Beguinage do século 13 da cidade, classificado pela UNESCO (edifício do mosteiro para as Beguines, uma ordem religiosa feminina), que é particularmente bem preservado.
Na praça principal está a Igreja de São Pedro, construída em tijolos. As partes mais antigas da igreja datam do século XIII, embora a maior parte do edifício da igreja seja muito mais jovem. No interior, o púlpito do século XIX é particularmente intrincado.
Hospedagem: Onde Ficar em Turnhout
5.Willebroek
Um corredor em Fort Breendonk
A vila de Willebroek, a 12 quilômetros de Mechelen e 21 quilômetros ao sul de Antuérpia, é conhecida por Fort Breendonk . Muitos belgas associam a antiga fortaleza ao terror da ocupação alemã. O forte foi construído entre 1906 e 1914 e foi a última posição defensiva de Antuérpia a se render em outubro de 1914.
Durante a Segunda Guerra Mundial, quando o exército alemão se mudou, as SS montaram um campo de concentração aqui. Até 1944, cerca de 4.000 prisioneiros de guerra foram mantidos aqui, dos quais 370 morreram ou foram executados.
Um passeio pelo forte leva primeiro às celas e câmaras de tortura e é acompanhado por evidências registradas de ex-detentos. Das áreas de trabalho, deve-se lembrar que as paredes do forte foram primeiro explodidas e os escombros depois removidos pelos prisioneiros. Na antiga tipografia ("Studio") é exibido um filme sobre a história do acampamento.
Mapa de Fort Breendonk – Atrações (Histórico)
Hospedagem: onde ficar em Willebroek
6. Sint-Niklaas
Câmara Municipal em Sint-Niklaas
Sint-Niklaas, na província de Flandres Oriental, entre os rios Scheldt e Durme, 27 quilômetros a oeste do centro de Antuérpia, é o centro da região de Waasland.
A imponente Grote Markt aqui é a maior praça municipal da Bélgica . Seu extremo noroeste é dominado pelo neogótico Stadhuis (Câmara Municipal) de 1878, cuja torre abriga um carrilhão de 35 sinos.
Atrás da Câmara Municipal ergue-se a torre de Onze-Lieve-Vrouwekerk , construída em 1841, com uma cúpula dourada e uma estátua de Maria de seis metros de altura.
Logo atrás ergue-se Sint-Niklaaskerk, a igreja do padroeiro da cidade, inaugurada em 1238 e ampliada em várias ocasiões no século XVI.
Alojamento: Onde ficar em Sint-Niklaas
7. Dendermond
Câmara Municipal de Dendermonde à noite
A prosperidade de Dendermonde, ainda visível nos magníficos edifícios, deriva da indústria têxtil. Um grande número de monumentos históricos interessantes e tesouros de arte foram preservados de sua longa história.
Os edifícios do Grote Markt no centro da cidade fornecem uma imagem de uma atraente praça do mercado flamengo fechada no final da Idade Média.
Além da prefeitura, a praça principal abriga o antigo Vleeshuis (mercado de carne). Este salão gótico, construído em 1460-1462, agora abriga o excelente museu municipal.
Dendermonde fica a cerca de 38 quilômetros a sudoeste de Antuérpia.
8. Morte
Morrer
Diest é o centro do mercado de uma área de cultivo intensivo, cercada por campos agrícolas bucólicos. Na praça principal, as caves da Câmara Municipal albergam o Museu Stedelijk (museu municipal), que impressiona não só pelas suas valiosas coleções, mas também pelas suas instalações medievais.
No interior, o salão gótico tem uma coleção de armas, uma bela pintura em madeira da Última Ceia (por volta de 1450) e trabalhos de ourives pertencentes às guildas.
Na sala românica estão pinturas que retratam cenas da vida do filho de Guilherme, o Silencioso, o príncipe Philipp de Orange-Nassau, nascido em Diest.
Também na praça principal está a notável Igreja Colegiada de Sint Sulpitius, um dos melhores exemplos do gótico brabante no país. A igreja abriga interessantes obras de arte, incluindo esculturas soberbas no púlpito, altares e confessionários.
Diest fica a cerca de 60 quilômetros a sudeste de Antuérpia.
Hospedagem: Onde Ficar em Diest
9. Geel
Vista aérea de um canal em geel | Trabalho Digital / Shutterstock.com
Na estrada para Mol, na cidade de Geel, cerca de 40 quilômetros a leste de Antuérpia, você encontrará Sint-Dimpnakerk, uma igreja gótica tardia construída entre 1349 e 1479.
A enorme torre do século 16 é feita de arenito branco alternado e pedra de ferro marrom e nunca foi terminada.
Os tesouros artísticos da igreja incluem o Retábulo de Sint-Dimpna de 1515 no altar-mor com fina talha em madeira; um Retábulo Brabante da Paixão no transepto direito de 1490; um quadro de pedra representando os 12 apóstolos, que data do século XIV; e os relicários de prata de Santa Dymphna e seu confessor, Gerebernus.
10. Parque Vordenstein
Orangery no Parque Vordenstein | Estúdio Criekemans / Shutterstock.com
A apenas 12 quilômetros a nordeste do centro de Antuérpia, este grande parque, composto por florestas e jardins formais, é o local favorito dos moradores de Antuérpia para corrida, mountain bike e passeios de fim de semana com fácil acesso à cidade.
Existem 33 trilhas naturais que atravessam a área florestal do parque, com trilhas largas, bem conservadas e sinalizadas, cercadas por salgueiros, sabugueiros, carvalhos, faias, castanheiros e olmos. As trilhas variam de loops fáceis e planos de alguns quilômetros a trilhas inclinadas de quatro a seis quilômetros que podem ser combinadas para uma caminhada ou corrida mais desafiadora.
O parque também abriga muitos animais selvagens, incluindo veados, raposas e esquilos, que geralmente são fáceis de detectar.
A área dos jardins formais é conhecida por suas exposições de dálias, que mudam anualmente, e por seus jardins de ervas, bem como pelo popular café na Orangerie.