10 melhores coisas para fazer no inverno na Turquia

A Turquia pode receber a grande quantidade de seus turistas durante os meses de verão, mas os viajantes que chegam aqui durante o inverno são um deleite.

Se você está aqui para ver as grandes atrações turísticas arqueológicas e históricas, você encontrará as principais ruínas, monumentos e museus sem filas e multidões, o que torna os passeios mais profundos mais agradáveis.

Se quiser continuar a ler este post sobre "10 melhores coisas para fazer no inverno na Turquia" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 10 melhores coisas para fazer no inverno na Turquia, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


Muitas das ruínas mais famosas da Turquia também ficam ao longo da região costeira, que tem apenas um inverno ameno.

Indo para o interior, a Turquia central e oriental é coberta de neve durante as profundezas do inverno.

Duas áreas em particular transformaram suas paisagens do país das maravilhas do inverno em pontos quentes do turismo. As pessoas vêm especificamente para a Capadócia , bem no centro do país, e Kars , no extremo nordeste, para capturar cenas de seu campo nevado.

Para os entusiastas dos esportes de inverno, a cena de esqui e snowboard da Turquia melhora a cada ano. Vários centros de esqui em todo o país oferecem instalações modernas e preços de passes de esqui que são um valor incrível em comparação com o custo de esquiar em resorts de esqui europeus e norte-americanos.

Para saber como planejar sua viagem, use nossa lista das melhores coisas para fazer na Turquia no inverno.

1. Balonismo de ar quente na Capadócia

Balão sobre a Capadócia durante o inverno

A grande quantidade de viajantes pode chegar à Capadócia entre abril e outubro, mas no inverno, quando as formações das chaminés de fadas são cobertas com uma camada de neve, a paisagem aqui é mais mágica.

A melhor maneira de conhecer os vales sinuosos, cheios de rochas hoodoo e cones pontiagudos, em toda a sua glória nevada é do ar.

O balão de ar quente da Capadócia é uma das atividades mais famosas da Turquia e está no topo da lista de coisas a fazer da maioria dos turistas. O balonismo funciona durante todo o ano aqui (embora às vezes tenha que ser cancelado devido ao mau tempo) e oferece vistas panorâmicas panorâmicas da paisagem.

Você precisará se aquecer e estar preparado para temperaturas abaixo de zero ao ser pego para seu passeio de balão, pois os voos de balão decolam logo após o amanhecer.

Para sua melhor chance de paisagens nevadas, venha em janeiro ou fevereiro . Embora a neve seja possível a qualquer momento de novembro a abril, esses dois meses geralmente trazem mais neve.

Hospedagem: Onde Ficar na Capadócia

2. Trenó do Lago Çıldır

Trenó no Lago Çıldır

Um destino de inverno favorito dos turistas turcos, que chegam aqui em fevereiro, o Lago Çıldır ainda está longe dos radares da maioria dos visitantes estrangeiros. Este lago de alta altitude, no canto montanhoso do nordeste da Turquia, é um paraíso de inverno e vale a pena a longa jornada até aqui.

O lago é o segundo maior da Turquia, medindo 123 quilômetros quadrados.

Durante os meses de inverno, o Lago Çıldır congela e é cercado por uma paisagem de montanhas nevadas. Os moradores fazem passeios de trenó a cavalo e pesca no gelo no lago durante as profundezas do inverno. É uma maneira muito popular de experimentar esta fantástica paisagem coberta de neve, que parece ter saído direto de um livro de histórias.

Os passeios de trenó geralmente incluem uma visita a um dos locais de pesca no gelo no lago, onde os moradores locais demonstram suas habilidades tradicionais de pesca de inverno.

Além das atividades tradicionais de trenó, aluguel de motos de neve e outros meios de transporte mais modernos estão disponíveis no lago.

Nos fins de semana de inverno, o lago fica muito cheio de visitantes, então tente vir no meio da semana.

Alojamento: Onde ficar perto do Lago Çıldır

3. Viagem de trem expresso oriental

O trem expresso oriental

A rota de trem mais famosa da Turquia é o Expresso Oriental (Doğu Ekspresi) entre Ancara e Kars, e o inverno é a estação mais popular para embarcar.

Esta viagem de trem de 24 horas tem tudo a ver com a paisagem e, durante as profundezas do inverno, a paisagem de altos planaltos e montanhas escarpadas que emolduram a região nordeste da Turquia está completamente coberta de neve.

Embora esta viagem de trem continue sendo pouco usada por visitantes estrangeiros, é muito popular entre os turistas turcos, portanto, a reserva antecipada é altamente recomendada. O trem é conhecido por ficar lotado, com meses de antecedência.

A viagem de trem termina em Kars , um dos melhores lugares da Turquia para visitar para atividades de inverno e coisas para fazer, pois é o centro mais próximo para você se basear para viagens ao Patrimônio Mundial da UNESCO de Ani, bem como ao Lago Çıldır.

4. Esquiar em Uludağ

Teleférico em Uludağ

Uludağ (Monte Ulu) é o centro de esqui mais movimentado da Turquia, graças ao fácil acesso a Istambul.

Acessível pela estrada da cidade de Bursa, 36 quilômetros ao norte, ou pelo Bursa Teleferik, que é o teleférico mais longo do mundo , a área de esqui nas encostas aqui oferece instalações completas para um dia de esqui ou snowboard e instalações completas de aluguel de equipamentos de esqui.

A partir da área do resort, existem 28 quilómetros de pistas que vão desde os níveis de esquiador principiante ao experiente, com 16 elevadores disponíveis para transporte para as várias pistas.

Para aqueles que querem uma pausa de esqui, em vez de apenas um dia de viagem, existem 27 hotéis na área do resort.

A temporada de esqui aqui vai do final de dezembro ao início de março, mas geralmente é melhor durante janeiro e fevereiro.

Alojamento: Onde ficar em Uludağ

5. Explore Kars e Ancient Ani

Ruínas da igreja em Ani

Kars é uma das principais bases da Turquia para escapadas de inverno.

Esta pequena cidade, no extremo nordeste da Turquia, tornou-se um destino de férias de inverno nos últimos anos. Sua crescente popularidade se deve ao fato de ser a cidade mais próxima para ficar para se lançar em viagens ao Lago Çıldır e a muitas outras atrações turísticas do nordeste.

A atração número um perto daqui é o Patrimônio Mundial da UNESCO de Ani , que é uma ruína fascinante para explorar em qualquer época do ano, mas parece particularmente bonita quando seus monumentos estão cobertos de neve.

Situada no planalto, bem perto da fronteira da Turquia com a Armênia, Ani era uma importante cidade de rota comercial que se tornou a capital do reino armênio no século X. O controle sobre este centro comercial foi disputado por dois séculos, passando primeiro para os bizantinos em 1045, depois para as forças seljúcidas, georgianas e curdas antes da chegada dos mongóis em 1236.

O declínio da cidade começou com um terremoto gigantesco em 1319 e foi selado pela mudança nas rotas comerciais no final daquele século, após o que o local foi completamente abandonado.

Hoje, as elegantes ruínas da igreja de Ani e outros monumentos estão espalhados pelo planalto. Muitos dos edifícios que ainda estão de pé datam de sua época mais grandiosa, quando reinou como capital do reino armênio, mas também há ruínas de sua era seljúcida.

Kars em si tem um castelo e algumas mesquitas históricas, bem como uma bela arquitetura do século 19 que sobrou do período em que a cidade estava sob controle russo. É conhecida como uma cidade gastronômica, com os meses de inverno um bom momento para saborear sua especialidade local de ganso assado.

Hospedagem: Onde Ficar em Kars

6. City Break em Istambul sem multidões

Hagia Sophia (Aya Sofya) no inverno

Istambul é um destino de férias urbanas durante todo o ano, mas existem algumas boas razões para vir aqui durante o inverno.

Os preços dos hotéis caem substancialmente de novembro a março , o que significa que você pode conseguir uma ótima oferta de acomodação nesta época do ano.

Esta é também a temporada que recebe muito menos turistas na cidade, então você pode visitar os principais monumentos de Istambul, como o Palácio Topkapi e a Hagia Sophia, sem as grandes multidões e as filas que são comuns durante o verão.

As principais mesquitas da área histórica da cidade velha de Istambul – em Sultanahmet e ao redor do Grande Bazar – parecem incrivelmente bonitas com suas grandes cúpulas polvilhadas com uma pitada de neve, tornando esta uma boa temporada para fotógrafos.

Um bônus extra para os viajantes gastronômicos da cidade durante o inverno é a cena da comida de rua. Esta é a época em que os vendedores ambulantes da cidade começam a vender sahlap (uma bebida quente com leite feita de tubérculos de orquídea) e castanhas assadas – forragem perfeita para lanchar em uma tarde de inverno enquanto passeia pelas atrações turísticas de Istambul.

Hospedagem: os melhores lugares para ficar em Istambul

7. Esqui Palandöken

Esquiar em Palandöken com Erzurum abaixo

O Centro de Esqui Palandöken (também conhecido como Ejder 3200) fica nas encostas do Monte Palandöken, a sete quilômetros da cidade de Erzurum , no nordeste da Turquia.

Esta estância de esqui é geralmente considerada a melhor da Turquia, com excelentes instalações combinadas com 43 quilômetros de pistas (compondo 22 pistas). Existem 13 teleféricos, incluindo um teleférico principal, que liga as pistas de esqui.

Com a área do resort a 2.200 metros, este é o centro de esqui de maior altitude da Turquia e, portanto, atrai muitos esquiadores experientes e aventureiros, que querem esquiar fora de pista pelas encostas de alta altitude sem árvores.

Há trilhas aqui, no entanto, que também são boas para esquiadores e snowboarders iniciantes e intermediários, e instalações para famílias, como um tobogã.

Se esquiar não é suficiente, Palandöken também é onde você vem para o parapente duplo de inverno .

Devido à alta altitude do resort, a temporada de esqui aqui tende a ser mais longa do que em outros centros de esqui turcos, sendo possível esquiar normalmente por cerca de 150 dias por ano, de dezembro a abril.

O transporte público regular de Erzurum para a área do resort significa que os passeios de esqui são fáceis. O centro de esqui em si tem muitas acomodações em hotéis, bem como cafés, restaurantes e instalações de spa.

Venha em um dia de semana, se puder, porque nos fins de semana, as principais pistas de esqui podem ficar lotadas.

Alojamento: Onde ficar perto de Palandöken

8. Descubra o Lago Abant

Lago Abant

Cercado por uma densa floresta de pinheiros, o Lago Abant é um lago de água doce no noroeste da Turquia, 39 quilômetros ao sul da cidade de Bolu. O lago fica no centro de um parque nacional a cerca de 1.200 metros de altura e cobre uma área de pouco mais de 1,2 quilômetros quadrados.

Com trilhas para caminhada ao redor do lago e passeios de bicicleta e a cavalo disponíveis nas trilhas, é um destino durante todo o ano para os visitantes que desejam uma fuga da natureza.

No inverno, porém, os fotógrafos se reúnem aqui para capturar fotos das vistas do país das maravilhas do inverno em passeios ao redor do lago. Durante as profundezas desta temporada, toda a superfície do lago congela e os pinheiros ficam brancos congelados, transformando a área do lago em um sublime panorama nevado.

Situado a meio caminho entre Istambul e Ancara, este é um dos destinos mais acessíveis da Turquia para procurar as vistas de inverno da Turquia.

9. Arruine a costa enquanto está quieto

Éfeso sem as multidões

A grande maioria dos turistas da Turquia chega à costa durante julho e agosto, mas se você quiser escapar das multidões nos sítios arqueológicos mais famosos da Turquia, vá para cá no inverno.

Claro, você terá que levar roupas quentes, mas há muitos dias de céu azul, mesmo nas profundezas do inverno, nas costas do Mediterrâneo e do Mar Egeu da Turquia. Embora a neve não seja um problema ao longo da costa, que tem apenas um inverno ameno, você precisa estar preparado para a chuva, então não esqueça seu guarda-chuva.

Enquanto muitas cidades turísticas menores, ao longo da costa, onde o turismo está focado em férias de sol e areia, fecham quase completamente durante os meses de inverno, cidades maiores como Fethiye e Antalya, e cidades onde o foco do turismo está em atrações arqueológicas, como Selçuk, oferecem muitas acomodações durante todo o ano. As tarifas dos quartos na maioria dos hotéis têm descontos maciços de novembro a março, adicionando um bônus extra de orçamento em uma estadia de inverno.

Esta é a próxima temporada se você quiser ver Éfeso, Aspendos e Pamukkale sem as multidões de ônibus de turismo. Em alguns dos mais famosos locais antigos da Lícia do Mediterrâneo, como Xanthos e Tlos , você pode até ter a sorte de ser o único visitante no local.

10. Esquiar em Sarıkamıs

Vistas sobre Sarıkamıs

Pode não ser tão popular quanto os outros centros de esqui da Turquia, mas Sarıkamıs é uma espécie de segredo conhecido entre os amantes dos esportes de inverno .

Situada a 55 quilômetros a sudoeste de Kars, Sarıkamıs é particularmente reverenciada entre seus fãs por sua excelente neve em pó , que os esquiadores aqui afirmam ser as melhores condições de neve da Turquia.

As oportunidades de esqui de longa temporada, geralmente do início de dezembro a abril, também o tornam um destino favorito dos visitantes de inverno.

Há quatro longas trilhas, cercadas por uma densa floresta de pinheiros, e três elevadores de conexão.

Esquiar e praticar snowboard aqui é bom para iniciantes e esquiadores avançados, e a área do resort tem cinco hotéis e instalações completas de aluguel de equipamentos.

Alojamento: Onde ficar em Sarıkamıs