A região acidentada do Alto Atlas do Marrocos abriga as paisagens mais cruas e espetaculares do país.
As aldeias aconchegam-se em vales profundos ou agarram-se precariamente às encostas das montanhas. Picos cobertos de neve brilham no horizonte, enquanto abaixo um tapete de campos verdejantes se estende à sua frente.
Se quiser continuar a ler este post sobre "10 coisas com melhor classificação para fazer na região do Alto Atlas do Marrocos" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 10 coisas com melhor classificação para fazer na região do Alto Atlas do Marrocos, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.
Este é o melhor lugar para se visitar em Marrocos para atividades ao ar livre, com caminhadas, escaladas e mountain bike as coisas mais populares para fazer.
Se malhar não estiver na sua agenda, o Alto Atlas também oferece muitas atrações turísticas históricas. O kasbah de tijolos de barro de Ait Ben Haddou é a visão mais famosa da região, mas há uma riqueza de arquitetura tradicional kasbah e ksour para explorar em toda a região, juntamente com deslumbrantes paisagens montanhosas para absorver.
Confira o que não pode perder com a nossa lista das melhores coisas para fazer na região do Alto Atlas de Marrocos.
1. Visite o Magnífico Ksar de Ait Ben Haddou
Ait Ben Haddou
O ksar de tijolos de barro (aldeia fortificada) de Ait Ben Haddou deve ser um dos edifícios mais fotogênicos de Marrocos.
Suas volumosas fortificações de adobe ficam em meio a campos exuberantes e pomares de amendoeiras, com vista para os penhascos áridos do vale de Ounilla, parecendo ter explodido organicamente do solo.
A história de Ait Ben Haddou remonta ao século 11, quando foi uma importante parada nas rotas de caravanas transaarianas. Hoje muito poucos aldeões habitam o complexo real, com a maioria das famílias vivendo na vila moderna fora das muralhas fortificadas.
Como um dos melhores edifícios construídos em tijolos de barro do país, é listado como Patrimônio Mundial da UNESCO , e sua beleza encantou Hollywood por décadas. Cenas de Lawrence da Arábia , Jesus de Nazaré e Gladiador , entre muitos outros, foram filmadas aqui.
Para as melhores fotos da paisagem circundante, suba nas torres kasbah.
Ait Ben Haddou fica a 30 quilômetros a noroeste de Ouarzazate e 170 quilômetros a sudeste de Marrakech. É um destino de viagem de um dia muito popular de ambas as cidades, bem como um importante destino de parada no Alto Atlas para viagens em direção às dunas do Saara, então não espere ter o lugar para você.
2. Suba Jebel Toubkal
Alpinista no topo do cume coberto de neve de Jebel Toubkal
A 4.167 metros acima do nível do mar, Jebel Toubkal é o pico mais alto do norte da África e a escalada de montanha mais popular do Marrocos.
Na base da montanha, a vila de Imlil está totalmente preparada para os trekkers que desejam enfrentar a subida guiada de dois dias ao cume de Toubkal com abundantes acomodações e serviços de guia.
Durante o verão, a caminhada na montanha não é técnica, embora as encostas e a altitude tornem a caminhada desafiadora. No entanto, esta é a caminhada mais popular do Alto Atlas.
A maioria dos trekkers pernoita no Toubkal Refuge no final da caminhada do primeiro dia antes de começar bem cedo na manhã seguinte para ir ao cume antes de descer na mesma rota.
Imlil fica a apenas 67 quilômetros ao sul de Marrakesh, então a caminhada é um complemento fácil do Alto Atlas para uma viagem à cidade.
3. Caminhada no Vale Dades
Vale Dades
O Vale Dades é um dos principais destinos de caminhadas e caminhadas do Marrocos devido às estranhas formações rochosas, edifícios kasbah em ruínas, pequenas aldeias e deslumbrantes paisagens montanhosas dentro do desfiladeiro.
Os amantes da natureza devem manter os olhos abertos para avistamentos de águias e lammergeyer (abutre barbudo), enquanto os fãs de trekking simplesmente adorarão as trilhas vazias aqui. A estrada em ziguezague para o vale é uma experiência em si.
Várias aldeias interessantes estão nas proximidades e vale a pena adicionar em uma viagem aqui.
El Kelaa M'Gouna é o centro da região de cultivo de rosas do Marrocos (usada para a famosa essência de rosa), e estar aqui na primavera quando as flores desabrocham é delicioso. Um souk é realizado aqui todas as quartas-feiras.
A vila de Azlag é conhecida por produzir as adagas mais finamente trabalhadas do país e abriga aproximadamente 120 ferreiros trabalhando. O kasbah é a principal atração turística da vila.
4. Admire as cachoeiras de Ouzoud
Cachoeiras Ouzoud
As Cataratas de Ouzoud (Cascades d'Ouzoud), nos limites da vila de Ouzoud, são uma das principais atrações turísticas naturais de Marrocos, com a água mergulhando por 110 metros em três camadas de cachoeiras.
As cascatas são populares entre os turistas locais (que vêm aqui para piqueniques de fim de semana) e viajantes estrangeiros, e o desfiladeiro em que você caminha para vê-las pode ficar ocupado, principalmente quando os ônibus de Marrakesh chegam.
Cachoeiras Ouzoud
Se você tiver a sorte de chegar às cascatas depois de muita chuva, a água corre marrom-avermelhada, criando um efeito altamente dramático e sobrenatural.
Ouzoud fica a 156 quilômetros a nordeste de Marrakech e 27 quilômetros a oeste da cidade de Azilal. A maioria das pessoas vem aqui em uma viagem de um dia de Marrakech, mas tanto Ouzoud quanto Azilal têm opções de acomodação se você quiser ver as cascatas sem as multidões.
5. Road Trip pelo Vale do Draa
Vale do Draa
O Vale do Draa é a porta de entrada para um dos campos de dunas do deserto mais famosos do Marrocos na região do Saara, mas este vale do Alto Atlas é um lugar muito interessante para se visitar, com kasbahs (edifícios fortificados) e ksour (aldeias fortificadas; o plural de ksar) arquitetura e cenário de palmeiras.
A multiplicidade de fortificações tradicionais de tijolos de barro ao longo do fundo do vale deve-se ao fato de o Vale do Draa ser a rota das caravanas trans-saarianas.
Agdz e Tamnougalt são os melhores lugares para parar no vale. Agdz tem dois kasbahs que podem ser explorados, enquanto o ksar labiríntico de Tamnougalt é um dos mais antigos do Marrocos.
No extremo sudeste do vale, você encontrará Zagora, onde o vale termina e começa a região do Saara no Marrocos.
Zagora tem muitas opções de acomodação, por isso é a melhor base do Vale do Draa . Se você estiver indo para o deserto, é um ótimo lugar para pernoitar antes de seguir para o oásis de M'Hamid, que é a base para excursões às dunas de Erg Chigaga.
6. Escalada ou Caminhada no Desfiladeiro de Todra
Garganta do Todra
Cercado por vastas paredes rochosas em tons de rosa e laranja, o Todra Gorge, com 14 quilômetros de comprimento e 300 metros de profundidade, é o principal destino de escalada do Marrocos e também é popular entre os trekkers e passeios de 4×4.
A caminhada mais popular aqui é o Todra Loop, que abrange algumas das melhores paisagens do desfiladeiro. Para os alpinistas, a área de Pillar du Couchant no desfiladeiro oferece muitas rotas de escalada.
Garganta do Todra
Existem cafés e outros serviços ao longo da bacia do desfiladeiro, bem como alguns alojamentos. E se você tem passado muito tempo nas cidades em suas viagens, esta área tranquila é um refúgio especialmente tranquilo.
7. Caminhe pelo Circuito de Toubkal
Campo do Alto Atlas no Circuito de Toubkal
O Alto Atlas de Marrocos tem muitas rotas de trekking de vários dias, mas o Circuito de Toubkal está entre os mais populares.
Partindo de Imlil e percorrendo 60 quilômetros em uma rota circular pela região montanhosa ao redor de Jebel Toubkal (com uma subida ao cume da montanha no penúltimo dia), o Circuito de Toubkal oferece algumas das melhores paisagens do Alto Atlas , bem como como uma excelente oportunidade para se aclimatar adequadamente antes de enfrentar Jebel Toubkal.
A caminhada leva sete dias, embora alguns trekkers decidam estendê-la para dividi-la em dias de caminhada mais curtos e/ou incluir um dia de descanso.
Imlil tem muitos operadores de trekking que podem organizar passeios no Circuito de Toubkal, incluindo guias, aluguel de mulas (para carregar mochilas) e aluguel de equipamentos de trekking.
8. Explore a cidade base do Alto Atlas de Ouarzazate
Ouarzazate
Localizada na encruzilhada entre os vales Draa, Dades e Ziz, Ouarzazate abriga o magnífico Taourirt Kasbah.
Rodeada por paisagens dramáticas que são adoradas por equipes de filmagem (cenas de Gladiador , Kundun e Alexandre, o Grande foram todas filmadas na paisagem circundante), esta cidade se tornou uma base popular antes de partir em excursões mais distantes na região do Alto Atlas.
O mercado semanal de domingo é um evento vibrante que vende de tudo, desde produtos até artesanato. Não perca se você estiver na cidade no momento.
Taourirt Kasbah é a única atração turística real da cidade. Construída no século 19, a kasbah foi amplamente utilizada pela família Glaoui no início do século 20, que governou grande parte desta região durante esse período.
O Tifoultoute Kasbah fica a nove quilômetros a oeste da cidade. É uma fortaleza de tijolos de barro maravilhosamente bem preservada, com vistas de cair o queixo do topo de suas torres, onde as cegonhas podem ser vistas nidificando. Construída no início do século XX, esta Kasbah, como a de Ouarzazate, foi construída para a família Glaoui, que já governou esta área.
Hospedagem: Onde Ficar em Ouarzazate
9. Descubra os Kasbahs e o campo ao redor de Telouet
Glaoui Kasbah de Telouet
Frequentemente visitada em viagens de um dia a partir de Marraquexe, a kasbah de Telouet é uma poderosa fortaleza construída no século 19 (e extensamente ampliada no início do século 20) pela família governante El Glaoui.
Pasha Thami El Glaoui tornou-se o governante de Marrakesh depois de se alinhar com as forças colonizadoras francesas.
Telouet
O kasbah é um lugar atmosférico, embora muito dilapidado, com um labirinto de quartos dentro que ainda apresentam algumas de suas suntuosas decorações originais.
Telouet é uma excelente base para explorar a paisagem circundante, particularmente passeios de 4×4 e caminhadas no Vale Ounila entre aldeias tradicionais isoladas. Em particular, não perca Anmiter com seu kasbah em ruínas.
10. Aprecie a paisagem montanhosa do Vale Ourika
Vale Ourika
Uma das partes mais fáceis da região do Alto Atlas para visitar a partir de Marrakech (apenas 50 quilômetros a oeste da cidade e de fácil acesso para turistas de fim de semana e visitantes diurnos), o Vale Ourika é uma das regiões mais populares do Marrocos para atividades ao ar livre.
Rodeado por campos verdejantes, este vale abriga cachoeiras deslumbrantes e algumas excelentes trilhas para caminhadas.
A maioria dos excursionistas vai para a vila de Setti Fatma , de onde há uma caminhada até as cachoeiras próximas e muitas vistas panorâmicas dos picos das montanhas à distância.
A vila também é uma boa base para incursões mais distantes, além de ser o início da caminhada Jebel Yagour, que geralmente leva três dias.
Dicas e passeios: como aproveitar ao máximo sua visita à região do Alto Atlas do Marrocos
- Excursão turística de dia inteiro: A excursão de um dia às montanhas do Atlas saindo de Marrakech é um dia inteiro de exploração dos vales do Alto Atlas, dando a você uma amostra da beleza natural e crua à porta de Marrakech. O itinerário visita o Vale Ourika, incluindo uma curta caminhada guiada (90 minutos) até suas cachoeiras com vistas deslumbrantes das montanhas ao longo do caminho, depois passa pelo cênico Vale Oukaimeden até o Vale Sidi Faris, onde um almoço tradicional berbere está incluído. Depois, o passeio continua pelo Vale de Asni para mais ótimas oportunidades de fotografia de picos cobertos de neve com campos férteis. Um guia de montanha qualificado e todo o transporte, com embarque e desembarque nos hotéis de Marrakech, estão incluídos.
- Passeio de balão de ar quente: O passeio de balão de ar quente de Marrakech oferece vistas do sopé e dos picos do Alto Atlas de cima; ótimo para fotógrafos que desejam capturar algumas fotos panorâmicas de manhã cedo. Inclui todo o transporte, incluindo embarque e desembarque nos hotéis de Marrakech, um voo de balão de ar quente de 40 a 50 minutos, um farto café da manhã tradicional e um curto passeio de camelo na área Palmeraie de Marrakesh depois. Todos os hóspedes da excursão também recebem um certificado de voo.