10 coisas com melhor classificação para fazer em Rovaniemi

Escrito por Emma Yardley
25 de março de 2020

Rovaniemi é a capital da província mais ao norte da Finlândia, Lapônia , e também é conhecida mundialmente como a cidade natal do Papai Noel . A cidade também oferece acesso inigualável ao Círculo Polar Ártico (Rovaniemi fica a apenas 6,4 quilômetros ao sul da linha) e a todas as atrações exclusivas que ela oferece.

No verão, é um local ideal para os entusiastas da pesca e caminhadas, mas Rovaniemi no inverno é quando esta área ártica realmente brilha – mesmo com as horas reduzidas de luz do dia. De ficar acordado até tarde para observar as ondas coloridas da aurora boreal a fazer passeios turísticos no deserto da Lapônia finlandesa, veja nossa lista de coisas para fazer e lugares para visitar em Rovaniemi.

Se quiser continuar a ler este post sobre "10 coisas com melhor classificação para fazer em Rovaniemi" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 10 coisas com melhor classificação para fazer em Rovaniemi, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


1.Papai Noel Expresso

Trilhos de trem na neve no Santa Claus Express

Como Rovaniemi é a casa oficial do Papai Noel, o elegante trem de dois andares que vai de Helsinque a Rovaniemi é carinhosamente conhecido como o " Papai Noel Express ". Com até duas partidas diárias, a partida noturna mais tarde é a mais popular entre os moradores e visitantes: aconchegue-se em sua cabine privativa de dois beliches e acorde na manhã seguinte com a paisagem nevada da Lapônia finlandesa.

A viagem é de cerca de 885 quilômetros e leva de oito a 10 horas, dependendo das paradas programadas. Cada vagão-cama tem um banheiro compartilhado, mas as cabines são equipadas com sua própria pia, lençóis limpos, tomadas e uma janela. Claro, está escuro quando você embarca no trem, mas a emoção de acordar para ver o nascer do sol sobre pinheiros cobertos de neve enquanto se aproxima do Círculo Polar Ártico é verdadeiramente única.

Dica : Para facilitar o acesso, leve a escova de dentes e o equipamento noturno na bagagem de mão antes de embarcar no trem. Sua bagagem principal será armazenada sob os beliches, sem espaço na cabine para abri-los totalmente.

2. Aldeia do Papai Noel

Aldeia do Papai Noel à noite

Se a chance de conhecer Old St. Nick fizer você (ou seus filhos) rirem de ansiedade, uma visita à Aldeia do Papai Noel não irá decepcionar – afinal, Rovaniemi é a cidade natal oficial do Papai Noel na Lapônia .

A apenas oito quilômetros ao norte da cidade de Rovaniemi (pegue a Highway 4 em direção a Ivalo ou pegue o ônibus local nº 8 rotulado "Santa Express"), esta festiva vila de férias é onde você encontrará todas as coisas relacionadas ao Natal e Kris Kringle. O Correio Principal tem uma rota de mala direta para o próprio Papai Noel, a Sra. Noel faz biscoitos tradicionais de gengibre e conta histórias sobre a Lapônia em seu chalé de Natal , e Papai Noel explica como ele e seus duendes joviais se preparam para o Natal todos os anos em seus aposentos de trabalho.

É também aqui que você pode tirar uma foto (e obter um certificado) de si mesmo pisando no Círculo Ártico, com uma placa pintada marcando o círculo de latitude que corre 66°33'45,9" ao norte do Equador.

Dica : Para ver o Papai Noel cara a cara em tempo hábil, esteja pronto e esperando na fila assim que o horário de visita começar. Se você empurrar até o final do dia, a linha pode levar horas.

3. Passeios de trenó de renas

Trenós de renas em Rovaniemi

Na Lapônia, há uma proporção de aproximadamente um para um de moradores para renas, já que o povo indígena Sami da região tem uma longa e íntima história com esses animais gentis. Embora você possa espionar renas vagando desacompanhadas pelos bosques nevados, na verdade elas são de propriedade de um pastor Sami específico (elas têm marcas de identificação especiais em suas orelhas) e são reunidas a cada ano.

Trenós de renas transportam famílias e mercadorias pelo Ártico da Europa desde que há pessoas para puxar. Sentar-se em um desses trenós de madeira especialmente projetados, empilhados com travesseiros e cobertores atrás das caudas peludas de uma rena bem treinada, parece que você faz parte da história viva. Enquanto seus cascos caminham silenciosamente por uma trilha de floresta nevada e seus sinos de arreios tocam suavemente, é difícil não se deixar levar pela magia pitoresca de tudo isso.

De Rovaniemi, há muitas opções quando se trata de visitar uma fazenda de renas local e reservar um passeio de trenó, como Christmas House Safaris e Raitola Reindeer and Husky Farm .

Dica : As renas são naturalmente tímidas e são necessários anos de treinamento para que se sintam confortáveis ​​​​com humanos e prontos para trenós, portanto, permaneça o mais quieto e calmo possível – e sempre respeite as instruções do motorista.

4. Visite uma vila feita de gelo

Castelo de neve na Lapônia

Quase duas horas de carro ao norte dos limites da cidade de Rovaniemi, você encontrará algo extraordinário – um complexo de resort de tirar o fôlego construído com 44 milhões de libras de neve e 772.000 libras de gelo natural. Quase todos os anos, a Lapland Hotels projeta e constrói uma nova SnowVillage , completa com quartos de hotel, uma capela para casamentos e dezenas de esculturas de neve e gelo alucinantes para visitantes de passe de um dia e hóspedes durante a noite.

Enquanto os quartos do hotel são mantidos abaixo de zero, as camas têm colchões reais e roupas de cama abaixo de zero (além disso, os hóspedes têm acesso a uma sala de aquecimento se ficar muito frio). A equipe de talentosos designers e construtores finlandeses cria um tema e passa um ano inteiro dando vida a ele. O tema em 2018/19 foi Game of Thrones , com figuras complicadas de dragões temíveis, salas do trono e uma árvore "represeiro" em tamanho real. Na temporada 2019/2020, o tema é "Ilusões" onde os designs vão enganar e provocar a mente.

Dica: Certifique-se de ir na hora do almoço para desfrutar de uma grande tigela de sopa tradicional de rena com uma fatia saudável de pão de manteiga na cafeteria no local, não feita de gelo.

5. Casa da Cultura Korundi

Vista aérea de Rovaniemi

Um dos melhores lugares para visitar em Rovaniemi para conhecer a cultura e a história local é a Casa da Cultura Korundi , composta pela Orquestra de Câmara da Lapônia e o Museu de Arte de Rovaniemi , localizado na orla do centro da cidade de Rovaniemi. cidade.

O museu de arte está instalado em um antigo depósito de ônibus, um dos poucos edifícios que sobreviveram ao bombardeio devastador de Rovaniemi (e grande parte da Lapônia) na Segunda Guerra Mundial, que destruiu 90% de todos os edifícios da cidade de Rovaniemi. As coleções permanentes e rotativas concentram-se na arte finlandesa contemporânea a partir da década de 1940, com uma consideração especial para artistas nascidos no norte, incluindo um artista local do mês.

A sala de concertos Korundi, com 340 lugares, acolhe vários eventos ao longo do ano e é a casa da Orquestra de Câmara da Lapónia.

Dica: Antes de ir para Rovaniemi, confira o calendário de eventos de Korundi para os próximos shows e reserve seus ingressos com antecedência para experimentar as artes musicais e dramáticas da Lapônia finlandesa.

6. Esqui Cross Country

Esqui cross-country na Lapônia

Rovaniemi é considerada a "porta de entrada para o Ártico" e oferece um ótimo ponto de partida para todas as atividades ao ar livre de inverno que esta área única do mundo oferece. Um dos passatempos de inverno mais populares na Lapônia finlandesa é o esqui cross-country, com um em cada cinco finlandeses se identificando como esquiadores ativos. Não é de admirar – com sua neve seca e consistente e paisagem predominantemente plana ou gentry, a Lapônia foi construída para esse esporte.

Acrescente uma extensa rede de trilhas de esqui mantidas pelo governo ao longo das principais rodovias, estradas secundárias e pelos extensos parques arborizados da região, e você terá a combinação perfeita para uma nação obcecada por esqui (a Finlândia se encontra constantemente no pódio no inverno Olimpíadas para o esporte). A maioria dos resorts e hotéis oferece aluguel de esquis para os hóspedes, assim como lojas de esportes locais e operadores turísticos.

Dica : Se você nunca esquiou antes, considere fazer uma aula com um instrutor de esqui treinado antes de fazer as trilhas por conta própria – suas pernas vão agradecer.

7. Cinta em raquetes de neve

Uma família com raquetes de neve em Rovaniemi

Se você acha que não se sentiria confortável em esquis ou se preocupar com vários equipamentos alugados, as raquetes de neve são um ótimo meio de transporte automotor pelas trilhas de neve bem cuidadas que ziguezagueiam pela Lapônia finlandesa. Basta colocar um par de raquetes de neve leves de alumínio sobre suas próprias botas de neve e sair pelos caminhos que seguem as curvas do rio Kemijoki de Rovaniemi com muito pouco barulho (ou conhecimento de raquetes de neve).

Se você quiser sair da trilha batida, junte-se a uma empresa de turismo local para organizar uma viagem de um dia um pouco mais longe no Círculo Polar Ártico. Esses guias experientes sabem para onde ir para oferecer as melhores vistas e aumentar suas chances de ver animais árticos, e são totalmente treinados para ajudá-lo se algo der errado enquanto caminha pelo deserto silencioso. Além disso, seu guia provavelmente levará lanches e bebidas saborosos (suco de loganberry quente é o favorito dos lapões) em sua mochila para distribuir conforme necessário.

Dica : Certifique-se de que suas botas sejam confortáveis ​​e totalmente isoladas para mantê-lo aquecido e aconchegante nas trilhas. Se não forem, você provavelmente pode alugar um par diferente dos fornecedores de roupas ao ar livre.

8. Horário da Sauna

sauna finlandesa

A cultura da sauna tem sido um elemento básico da vida na Finlândia há muito tempo – o primeiro registro escrito de finlandeses suando em uma sauna remonta a 1112. Atualmente, existem cerca de dois milhões de saunas na Finlândia – quase todas as casas, prédio de apartamentos, e hotel tem um (ou três) – e com uma população de 5,5 milhões de pessoas, isso é uma sauna para cada 2,75 pessoas.

Há um processo para a sauna finlandesa , que inclui o aquecimento de uma sala de madeira a 230 graus Fahrenheit, usando ramos de bétula prateada para bater suavemente na pele e, em seguida, mergulhar em água gelada ou mergulhar em um banco de neve próximo para se refrescar, antes fazendo tudo de novo.

Em Rovaniemi, há muitas opções quando se trata de experimentar esta tradição finlandesa, desde passeios organizados para uma sauna isolada à beira do lago da Lapônia até simplesmente usar a do seu hotel ou resort.

Dica: Muitas vezes existem regras e etiqueta rígidas quando se trata do que vestir e como gerenciar o calor dentro da sauna, portanto, certifique-se de estar familiarizado com as regras antes de se despir.

9. Caça à aurora boreal

Aurora boreal em Rovaniemi

Embora as luzes do norte sejam visíveis na Lapônia finlandesa durante todo o ano, você pode aumentar significativamente suas chances de avistar com brilho planejando sua viagem entre setembro e março, quando o céu realmente começa a se iluminar. A maioria das empresas de aventura de Rovaniemi oferece passeios noturnos específicos de aurora boreal para o deserto circundante do Círculo Ártico via snowmobile, raquetes de neve ou esquis.

A chave para ter a melhor vista do show de luzes da natureza é esperar por uma noite clara e estrelada e certificar-se de que você está longe da luz ambiente lançada por postes de luz ou janelas de prédios. Além disso, chegue a um local elevado com linhas de visão claras e sem árvores – pense no topo de uma colina ou na beira de um lago.

Há também vários aplicativos, como o aplicativo My Aurora , que preveem a probabilidade de ver as luzes do norte e oferecem a melhor janela de visualização diária, rastreando os ventos solares e os sistemas climáticos em sua área específica.

Dica: Coloque mais camadas do que você acha que vai precisar – você ficará de pé ou sentado em condições de congelamento por várias horas, esperando e não se movendo muito. Além disso, certifique-se de ter uma bebida quente à mão para aquecimento imediato.

10. Dirija pela estrada do Oceano Ártico

Carro na estrada de inverno em Rovaniemi

Ligando Rovaniemi ao porto de Liinakhamari, na costa norte da Lapônia, a Rodovia do Oceano Ártico foi inaugurada em 1931 e se tornou a primeira rodovia do mundo a se estender ao norte até o Oceano Ártico . Construída sobre antigos trilhos de carroças do século XVI que eram usados ​​para conectar as rotas comerciais que se estendiam da Rússia à Noruega, é a continuação hoje da Estrada Nacional Finlandesa 4 , que começa em Helsinque.

Aproximar-se desta rodovia de pista dupla e cheia de neve no auge do inverno dá a você uma visão da paisagem gelada e uma sensação de espaço aberto que só pode ser encontrado acima do Círculo Polar Ártico. Como você pode ver, nossa lista de coisas para fazer em Rovaniemi é tão variada e extensa quanto esta área do mundo é selvagem e maravilhosa – não há tempo como o presente (especialmente se for inverno) para conferir esta fascinante área do Ártico.

Dica: Para enfrentar esta faixa de estrada remota, que termina na costa norte da Finlândia, alugue seu próprio 4×4, pegue um ônibus de turismo em Rovaniemi ou entre em contato com uma empresa de transporte particular para chegar até lá.