10 coisas com melhor classificação para fazer em Edirne, Turquia

Escrito por Jess Lee
29 de abril de 2021

Qualquer pessoa interessada em arquitetura otomana precisa adicionar Edirne ao seu itinerário na Turquia.

Outrora a cidade romana de Adrianópolis, Edirne tornou-se capital do Império Otomano em 1363, e foi a partir daqui que Mehmet, o Conquistador, lançou sua vitoriosa campanha militar para capturar Constantinopla (atual Istambul). Mesmo depois que Constantinopla roubou a coroa de Edirne, sucessivos sultões continuaram ungindo a cidade com grandes obras arquitetônicas.

Se quiser continuar a ler este post sobre "10 coisas com melhor classificação para fazer em Edirne, Turquia" clique no botão "Mostrar tudo" e poderá ler o resto do conteúdo gratuitamente. ebstomasborba.pt é um site especializado em Tecnologia, Notícias, Jogos e muitos tópicos que lhe podem interessar. Se quiser ler mais informações semelhantes a 10 coisas com melhor classificação para fazer em Edirne, Turquia, sinta-se à vontade para continuar a navegar na web e subscrever as notificações do Blog e não perca as últimas notícias.

Seguir leyendo


A principal atração turística que as pessoas vêm ver é a Mesquita Selimiye , considerada pela maioria dos historiadores como a epítome do projeto arquitetônico otomano. No entanto, há muito mais elegância para explorar e coisas para fazer além deste marco importante.

Vista da Mesquita Selimiye em Edirne

Edirne abriga três outros grandes complexos de mesquitas, a sinagoga mais finamente restaurada da Turquia e – sendo uma cidade ribeirinha – várias pontes da era otomana bem preservadas.

Para os viajantes interessados ​​em eventos culturais, Edirne também é um dos melhores lugares para se visitar. Em junho ou julho de cada ano, Edirne recebe o Kırkpınar Oil Wrestling Festival, que traz uma enxurrada de turistas à cidade para o evento de três dias. Diz-se que a luta livre de óleo competitiva tem raízes que remontam ao século 14, embora este festival só tenha se tornado um evento oficial do calendário na era moderna da Turquia.

Fora quando a luta de óleo está ligada, você encontrará Edirne notavelmente menos turística do que a vizinha Istambul. Isso porque hoje a cidade fica bem na fronteira com a Grécia (a fronteira de Pazarkule fica a seis quilômetros a sudoeste), e muitos viajantes que começam suas viagens em Istambul tendem a seguir para o sul ou leste, deixando Edirne fora de seus planos.

Edirne é, no entanto, um desvio fácil se você estiver a caminho da Península de Gallipoli e da costa do Mar Egeu, e fica a apenas três horas (254 quilômetros) de viagem a oeste de Istambul.

Decida o que fazer quando estiver na cidade com nossa lista das melhores coisas para fazer em Edirne.

1. Admire a Mesquita Selimiye

Mesquita Selimiye dentro

O marco mais famoso de Edirne é esta mesquita imperial otomana, construída pelo famoso arquiteto Sinan para o sultão Selim II em 1574.

A mesquita é considerada a obra mais espetacular de Sinan e, devido à sua importância histórica e à beleza arquitetônica da mesquita, é Patrimônio Mundial da UNESCO.

A sala de oração interior é encimada por uma enorme cúpula cercada por oito pilares, enquanto as paredes circundantes apresentam extensa decoração de caligrafia elaborada e 999 vitrais.

Em frente à mesquita está o longo edifício arasta com arcadas, que hoje ainda desempenha sua função original como uma galeria comercial, enquanto atrás, a medrese original do complexo da mesquita (escola teológica) agora abriga o Museu Selimiye, com exposições de artefatos religiosos de As muitas mesquitas de Edirne.

Ao lado, você também pode visitar a escola hadith original da mesquita, que agora é usado como Museu de Arte Turca e Islâmica. Aqui, as exibições contêm muitos exemplos de trabalhos em madeira, caligrafia e arte têxtil.

Endereço: Mimar Sinan Caddesi

2. Explore o distrito de Kaleiçi

Rua do distrito de Kaleiçi

O distrito de Kaleiçı (Cidade Velha) de Edirne é uma malha estreita de ruas que se estende a sudoeste da Mesquita Selimiye. Este foi o centro da cidade durante a era medieval.

Alguns trechos da área foram restaurados, com vielas ladeadas por pequenas casas cor de doce com detalhes de vigas de madeira curvadas e grandes mansões de madeira, muitas das quais datam dos séculos XVIII e XIX.

É um ótimo lugar para um passeio sem rumo com a mistura de arquitetura de patrimônio restaurada esfregando contra outros edifícios lentamente escorregando em vários estados de ruína.

Embora a maioria das acomodações econômicas de baixo custo de Edirne seja encontrada aqui, algumas mansões maiores no distrito foram restauradas e transformadas em hotéis boutique, criando lugares atmosféricos para ficar.

Uma das melhores ruas com exemplos da arquitetura da era otomana é a Maarif Caddesi.

3. Visite o Complexo da Antiga Mesquita e Bedesten

O Complexo da Antiga Mesquita

A Mesquita Antiga de Edirne (Eski Cami ou também chamada Eski Ulu Cami) é muitas vezes ofuscada pela Mesquita Selimiye, mas vale a pena uma visita. Esta é a mais antiga mesquita imperial otomana em Edirne , datada de 1414.

Seu exterior atarracado é muito menos vistoso do que a Mesquita Selimiye à distância, e leva muito de sua influência arquitetônica da Grande Mesquita de Bursa.

De perto, a fachada de pedra da mesquita, que circunda o pátio interior, apresenta desenhos de caligrafia de mamute, que são uma característica posterior, acrescentada no século XIX.

No interior, o salão de oração com várias cúpulas com suas arcadas de pedra listradas é uma profusão de design islâmico. De particular interesse, as cúpulas internas são cobertas com intrincados padrões de motivos florais e trabalhos caligráficos.

Endereço: Lise Bayırı Sokak

4. Descubra o passado cosmopolita da cidade na Sinagoga Edirne

Sinagoga Edirne

Um dos maiores projetos de restauração no distrito de Kaleiçi, em Edirne, é esta sinagoga, que já serviu à grande comunidade judaica sefardita que vivia na cidade.

Edirne foi o lar de uma comunidade judaica desde o período bizantino, mas foi durante a era otomana que a comunidade prosperou, com muitos judeus migrando para cá para escapar da perseguição na Europa controlada pelos católicos.

No início do século 20, a população judaica aqui foi estimada em cerca de 24.000.

Após a queda do Império Otomano, os judeus de Edirne sofreram severa perseguição como a última comunidade minoritária remanescente da cidade (a grande população grega de Edirne já havia sido removida à força para a Grécia sob as condições do Tratado de Lausanne).

Muitos dos judeus de Edirne se mudaram para Istambul, deixando a cidade permanentemente, e nas décadas após a Segunda Guerra Mundial, a grande maioria da população restante migrou para o exterior.

A sinagoga é um belo exemplo da arquitetura do início do século 20, e seu alegre exterior pintado de amarelo paira sobre os edifícios circundantes. Data de 1909, pois as sinagogas anteriores de Edirne foram todas destruídas durante um grande incêndio na cidade em 1905.

No interior, o imponente interior em arcadas abriga elementos de parede e teto pintados de limão e azul, e um piso de azulejos finamente detalhado. Vários quadros informativos no interior explicam a história da comunidade judaica de Edirne.

Endereço: Maarif Caddesi

5. Confira os Minaretes Ornamentados da Mesquita Üç Şerefeli

Mesquita Üç Şerefeli (Três Varandas)

A Mesquita Üç Şerefeli (Três Varandas) recebeu o nome das três varandas que cercam o maior de seus quatro minaretes. Os outros minaretes possuem uma ou duas varandas.

Os quatro minaretes da mesquita são sua característica mais famosa. Todos são projetados exclusivamente com pedra vermelha e branca, em vários padrões de xadrez, estrela e espiral, de modo que deliberadamente não combinam entre si.

Construída em 1447 durante o reinado do sultão Murad II, o interior da mesquita é um bom exemplo do design islâmico da era otomana, que ainda mesclava características do estilo seljúcida na arquitetura.

Na época em que foi concluída, era a maior mesquita que os otomanos já construíram.

A cúpula do salão de oração é ricamente decorada com motivos florais, enquanto as paredes apresentam painéis de azulejos azuis.

Endereço: Hükümet Caddesi

6. Passeie pela área da margem do rio

Ponte Méric de Edirne

Edirne é limitado por dois rios. O rio Meriç corre ao longo da borda sul da cidade, enquanto o rio Tunca corta o lado oeste da cidade.

Riverside é um ótimo lugar para passear, e há vários pequenos locais históricos que podem ser visitados ao longo do caminho.

O lado ocidental do rio Tunca abriga as ruínas de Eski Sarayı (Palácio Antigo). Os restos são tudo o que resta do palácio do sultão Murad II, que começou a ser construído em 1450.

Pouco tempo depois, Edirne perdeu seu importante papel como capital otomana quando o sucessor de Murad II, Mehmet, o Conquistador, conquistou com sucesso a Constantinopla bizantina, mas o palácio de Edirne era frequentemente usado de forma intermitente pelos sultões durante seus reinados.

Alguns dos edifícios do palácio foram usados ​​como arsenal durante o século 19, e antes da ocupação russa de Edirne em 1878, os edifícios foram destruídos para evitar que os russos se apoderassem do armamento que estava armazenado lá.

Os edifícios do palácio que sobreviveram ao ataque foram destruídos durante as guerras dos Balcãs no início do século 20.

Hoje, as cozinhas do palácio foram restauradas e existem vários fragmentos de ruínas espalhados pela área, ainda de pé.

Ao sul do centro de Edirne está o Rio Meriç, atravessado pela Ponte Meriç construída na década de 1840. Esta é a mais longa das várias pontes fluviais históricas de Edirne, com a cantaria apresentando 12 arcos em seus 263 metros de comprimento.

A partir daqui, você pode caminhar dois quilômetros até o subúrbio de Karaağaç, onde você encontrará o Monumento de Lausanne e alguns pequenos museus.

O Monumento de Lausanne celebra a assinatura do Tratado de Lausanne, que negociou as fronteiras modernas da Grécia e da Turquia após a Guerra da Independência Turca.

7. Visite o Museu da Saúde dentro do Complexo da Mesquita Sultan Beyazıt II

Complexo da Mesquita Sultão Beyazit II

Também no lado ocidental do rio Tunca está este complexo de mesquitas, construído em 1488 durante o reinado do sultão Beyazıt II.

Este é o complexo de mesquitas mais completo de Edirne ( külliye ), com os edifícios originais do hospital, da escola de medicina e da pousada ainda preservados. A Ponte Sultan Beyazıt II, que atravessa o rio até o complexo, também data de 1488.

A principal razão para vir aqui é visitar o hospital do complexo (Darüşşifa), agora Museu da Saúde de Edirne, com exposições e dioramas sobre as práticas de saúde da era otomana. Este hospital, especializado em doenças psiquiátricas, funcionou de 1488 a 1909.

As doenças psiquiátricas eram tratadas de forma humana no Império Otomano, e o hospital de Edirne oferecia aos residentes música e terapias sonoras com visão de futuro (para a época). Observe as fontes no pátio, usadas pela influência calmante da água sobre os pacientes.

Endereço: Beyazıt 2 Caddesi

8. Road-Trip pela zona rural da Trácia

Campos de girassóis da Trácia

A região histórica da Trácia Oriental cobre todo o território europeu da Turquia – desde as fronteiras com a Grécia e a Bulgária até o Estreito de Bósforo em Istambul.

A faixa costeira aqui, paralela ao Mar de Mármara, abriga campos ondulantes de girassóis e videiras.

Para uma viagem cênica, siga para a cidade de Tekirdağ, 137 quilômetros a sudeste de Edirne, na costa e depois vire para oeste, seguindo a estrada, ladeada por campos de girassóis, até a Península de Gallipoli.

No caminho para Tekirdağ, os viajantes com interesse histórico podem querer parar nas cidades de Babaeski (54 quilômetros a sudeste de Edirne) e Lüleburgaz (88 quilômetros a sudeste).

Ambas as pequenas cidades reivindicam que suas principais mesquitas foram projetadas pelo famoso arquiteto otomano Sinan. Babaeski também abriga uma ponte em arco de pedra do século XVII bem preservada.

9. Caminhada no Parque Nacional de Florestas de Várzea de Iğneada

Parque Nacional das Florestas da Várzea de Igneada

O Parque Nacional de Florestas de Várzea de Iğneada, a 162 quilômetros a leste de Edirne, se estende ao longo da costa do Mar Negro, ao sul da fronteira da Turquia com a Bulgária.

Esta é uma das últimas áreas de floresta de várzea que restam na Europa , com densas florestas de freixos europeus, faias, amieiros e carvalhos intercalados entre pântanos, dunas e lagos.

É um local popular para acampamentos e caminhadas de fim de semana, e os visitantes podem alugar caiaques para explorar o Lago Mert, bem como organizar passeios de barco de pesca aqui.

A base do parque é a pequena cidade de Iğneada, com sua costa de praia do Mar Negro e o Lago Mert em sua extremidade sul.

Mais ao sul do parque, o Lago Hamam é um dos pontos de acesso mais fácil, pois fica a uma curta caminhada da entrada do parque.

10. Viagem de um dia ao Aqueduto Kurşunlugerme

Aqueduto Kursunlugerme

Se você tem seu próprio veículo, este aqueduto romano-bizantino de três andares é um desvio que vale a pena na rota entre Edirne e Istambul, ou um destino de viagem de um dia de Edirne.

Rodeado por uma densa floresta, o aqueduto apresenta o extenso sistema de obras de água, que uma vez forneceu água a Constantinopla.

Primeiro pensado para ter sido construído pelos romanos no século 2 e depois amplamente reconstruído pelos bizantinos durante o século 6, a estrutura mede 192 metros de comprimento e 35 metros de altura.

Embora partes parciais do edifício tenham sido destruídas por caçadores de tesouros, ainda é uma visão extremamente impressionante, principalmente no verão, quando está meio envolta por uma vegetação luxuriante.

Fica a 183 quilômetros a sudeste de Edirne, com a estrada de acesso ao aqueduto que sai do pequeno povoado de Gümüşpınar.

Uma trilha curta (cerca de 150 metros a pé) leva da estrada de acesso à base do aqueduto. Há também outras trilhas para caminhadas até mirantes panorâmicos, onde você pode ver a estrutura de cima.