Repleto de charme do velho mundo, o Barri Gòtic de Barcelona captura o ambiente de séculos atrás. Este bairro medieval é um mundo pitoresco e sem trânsito, onde quase todos os detalhes arquitetônicos parecem congelados na Idade Média. Imponentes edifícios góticos com fachadas magníficas resistiram ao teste do tempo, e ruas de pedestres incrivelmente estreitas mostram o desgaste em seus paralelepípedos alisados.
Em qualquer lugar que se passeie, há muitas surpresas escondidas, desde pequenos becos com arcadas até pátios convidativos com fontes tranquilas. Músicos de rua encontram pátios tranquilos onde a acústica é perfeita para tocar melodias de violão clássico espanhol. Muitas das pequenas praças do Bairro Gótico têm agradáveis cafés ao ar livre, e as crianças costumam usar as praças desertas para jogos de futebol improvisados.
Como se a atmosfera em si não bastasse, o Bairro Gótico está repleto de atrações culturais e coisas divertidas para fazer. Comece com a catedral e continue em um passeio tranquilo pelas igrejas e museus, absorvendo a história ao longo do caminho.
Conheça os melhores lugares para visitar nesta área encantadora com nossa lista das principais atrações e coisas para fazer no Bairro Gótico de Barcelona.
Veja também: Onde ficar no Bairro Gótico de Barcelona
Observação: algumas empresas podem estar temporariamente fechadas devido a problemas globais recentes de saúde e segurança.
1. Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona
Esta esplêndida catedral gótica fica no ponto mais alto do Bairro Gótico, cercada por um delicioso labirinto de estreitas ruas medievais. A catedral foi construída durante o período românico (século XIII), mas foi concluída na era medieval, e o exterior foi renovado no final do século XIX e início do século XX.
Admire a fachada grandiosa, adornada com uma porta em arco e uma abundância de torres e contrafortes verticais. Entre para se inspirar no santuário luminoso e espaçoso. O layout do interior é incomum para uma catedral gótica porque foi construída no local de uma basílica paleocristã.
Não deixe de ver a cripta com seus túmulos antigos e o Museu da Catedral (sob a galeria do claustro), que exibe pinturas de mestres espanhóis dos séculos XV e XVI. Outros destaques são a porta de entrada do claustro e a Capela de Santa Lúcia.
A missa é celebrada na catedral várias vezes ao dia. Os turistas podem visitar a catedral de segunda a sábado, das 10h às 17h30; entrada requer um bilhete de admissão (disponível para compra online).
Endereço: Plaza de la Seu, Barcelona
Site oficial: https://catedralbcn.org/index.php?lang=en
2. Praça do Rei
Praça do Rei
A Plaça del Rei é uma das praças mais bonitas do centro histórico de Barcelona. É cercado por impressionantes edifícios medievais e abre-se para as ruas estreitas do bairro no lado sul.
Na Plaça del Rei ergue-se o Palau Reial Major (Palácio Real), um típico palácio urbano medieval que exemplifica a arquitetura medieval do Bairro Gótico. Restos importantes da antiga cidade romana foram descobertos durante as escavações para as fundações para a reconstrução do palácio.
Em outro canto da praça está a Casa Clariana Padellás , um palácio do século XVI que abriga o Museu d'Història de la Ciutat (Museu de História Urbana), aberto de terça a domingo. O porão do museu revela o sítio arqueológico. Os visitantes verão fascinantes ruínas romanas, incluindo partes de um sistema de aquecimento, pisos de mosaico, restos de paredes circundantes e os sistemas de água e drenagem.
3. Capela de Santa Ágata
Capela de Santa Ágata
Construída no século XIV no local da antiga muralha romana da cidade, esta capela gótica foi outrora a capela do Palácio Real. A capela é conhecida pelo Altare del Connestabile (retábulo) de Jaume Huguet, considerado uma das melhores obras da pintura catalã.
Os vitrais do coro e da galeria apresentam os vários brasões dos condes de Barcelona. A sacristia contém um interessante relógio mecânico de ferro datado de 1576.
Uma pequena sala da capela leva à torre do século XVII de Martín el Humano (Martin, o Humanista).
A capela já não é utilizada para serviços religiosos, mas o monumento pode ser visitado. A entrada está incluída com um bilhete de entrada para o Museu d'Història de la Ciutat na Plaça del Rei.
Endereço: Plaça del Rei, Barcelona
4. Museu Picasso
Museu Picasso | Melissa Benning / foto modificada
Em uma das ruas mais atmosféricas do Bairro Gótico, o Museu Picasso ocupa vários palácios medievais construídos em estilo gótico catalão entre os séculos XIII e XV.
O museu possui uma extensa coleção de pinturas e desenhos, bem como gravuras (litografias e gravuras) de todos os períodos artísticos de Picasso. As exposições estão organizadas em ordem cronológica, mostrando as diferentes fases do desenvolvimento artístico de Pablo Picasso.
Considera-se que o museu possui a coleção mais importante do mundo das primeiras obras de Picasso. Pinturas notáveis, criadas por Picasso durante sua juventude, incluem o Homem de Boina, Paisagem de Montanha e o Retrato da Mãe do Artista .
Os destaques da coleção do museu incluem as pinturas cubistas , a enorme pintura de Ciéncia y Caridad ( Ciência e Caridade) ; Os Pombos ( As Pombas ); El Passeig de Colom (representando a varanda de uma rua em Barcelona); e Las Meninas (Infanta Margarita María) , um interessante retrato do herdeiro de cinco anos do trono espanhol.
Endereço: 15 – 23 Carrer Montcada, Barcelona
Site oficial: http://www.museupicasso.bcn.cat/en
5. Igreja de Santa Maria del Mar
Igreja de Santa Maria del Mar
Perto do Museu Picasso, a Iglesia de Santa Maria del Mar, do século XIV, é uma impressionante igreja gótica catalã que serviu como local de culto para comerciantes e construtores navais medievais. Depois da catedral, esta igreja é considerada o edifício religioso mais importante da cidade.
A fachada ricamente decorada apresenta uma rosácea ornamentada e uma elaborada entrada principal. No entanto, é o grandioso santuário que realmente impressiona os visitantes. Com suas colunas altas, a nave abobadada dá a impressão de espaço e serenidade.
O interior é iluminado por uma abundância de vitrais, que são colocados acima das fileiras de arcos abobadados.
Um precioso ícone de uma Madona Negra é encontrado na capela perto da porta do lado esquerdo.
A Igreja de Santa Maria del Mar está aberta ao público para visitas todos os dias.
Endereço: Plaza de Santa Maria, Barcelona
6. Basílica de Santa Maria del Pi
Basílica de Santa Maria del Pi
A impressionante Basílica gótica de Santa Maria del Pí (Senhora do Pinheiro) apresenta uma fachada austera em forma de fortaleza. O único adorno no exterior é a porta em arco pontiagudo com uma estátua da Madonna e uma grande rosácea.
O interior simples de corredor único é ladeado por capelas e iluminado por vitrais dos séculos XV a XVIII. Perto da porta da sacristia está o túmulo do século XIV de Arnau Ferre, que morreu no cerco de Catânia, na Sicília.
O tesouro contém um notável museu de arte sacra, bem como trabalhos de ourives e ourives.
A Basílica de Santa Maria del Pí celebra missa diariamente. Às sextas e sábados, a basílica está aberta ao público para visitas independentes e visitas guiadas . A entrada (requer uma taxa de admissão) permite o acesso a um jardim ; o Museu; e a torre do sino , que oferece vistas panorâmicas de tirar o fôlego da paisagem urbana de Barcelona.
Endereço: Plaza del Pi, Barcelona
7. Museu Frederic Mares
Museu Frederic Marès | José Antonio Gil Martínez / foto modificada
Escondido em uma praça tranquila do Bairro Gótico, este museu é um tesouro escondido. O museu ocupa um belo espaço no maravilhoso salão de recepção Salò del Tinell , que fazia parte do Palau Reial Major (Palácio Real) do século XII.
Em exposição está a coleção particular doada pelo escultor Frederic Marès Deulovol à cidade. A coleção inclui esculturas romanas antigas, bem como arte religiosa românica e gótica e objetos decorativos barrocos.
Para chegar ao museu, caminhe da Plaça de Sant Iu (ao lado da catedral) pelo arco da Carrer dels Comtes de Barcelona , que leva a um pitoresco jardim interno. Durante o verão, este pátio idílico serve como um espaço de estar ao ar livre para o Café d'Estiu .
Endereço: 5 Plaça de Sant Iu, Barcelona
Site oficial: http://w110.bcn.cat/museufredericmares/eng
8. Museu do Chocolate
Museu do Chocolate | Oh-Barcelona.com / foto modificada
A Guilda dos Confeiteiros de Barcelona criou o Museu do Chocolate no ano 2000. Este encantador museu está instalado no antigo Convento de Sant Agustí , um requintado edifício histórico com um encantador claustro gótico.
O museu discute a história e a arte do chocolate. Os visitantes aprendem sobre a descoberta do grão de cacau pelos exploradores do Novo Mundo, o comércio de chocolate e o chocolate como forma de arte. Há até uma sala que exibe maquetes arquitetônicas dos edifícios mais emblemáticos de Barcelona feitas de chocolate.
Um destaque do museu é o seu café . A seleção de refrescos e guloseimas com foco em chocolate é organizada em estilo de cafeteria, para que os visitantes possam saborear as deliciosas degustações. As ofertas atraentes incluem chocolate quente, bebidas frias de chocolate e bolos recém-assados feitos com chocolate.
O Museu do Chocolate está aberto para visitas todos os dias.
Endereço: 36 Calle del Comerç, Barcelona
9. Palácio Episcopal
Palau Episcopal
Ao lado da catedral no lado oeste, o Palácio Episcopal foi fundado no século X. O edifício atual data dos séculos XII e XIII, mas incorpora elementos arquitetônicos da época romana: as duas torres redondas do Portal del Bisbe .
No século XV, o edifício foi aprimorado e, no século XIX, foi reformado. O pátio interior apresenta uma galeria com arcadas românicas e contém uma estátua moderna de Nossa Senhora de Montserrat.
Endereço: 5 Calle del Bisbe, Barcelona
10. Palácio da Generalitat
Palácio da Generalitat
No lado noroeste da Plaça de Sant Jaume, o Palau de la Generalitat é um edifício relativamente moderno para o Bairro Gótico. Construído entre os séculos XV e XVII, este palácio medieval já foi sede dos representantes provinciais. Hoje, o edifício abriga a Generalitat de Catalunya, o governo regional da Catalunha.
Endereço: 4 Plaza de Sant Jaume, Barcelona
Onde ficar no Bairro Gótico de Barcelona para passeios turísticos
Por causa de seu ambiente cativante do velho mundo e riqueza de atrações culturais, o Bairro Gótico é um dos lugares mais desejáveis para ficar em Barcelona. Muitos hotéis no Bairro Gótico se enquadram na categoria high-end devido à sua localização central e arquitetura opulenta. No entanto, ainda há muitas opções para todos os orçamentos. Recomendamos estes hotéis bem avaliados em Bairro Gótico de Barcelona:
Hotéis de luxo :
- Em uma rua atmosférica perto da catedral, o Mercer Barcelona oferece o estilo distinto de um hotel boutique cinco estrelas. Surpreendentemente moderno em contraste com os edifícios antigos do Bairro Gótico, o hotel combina elementos arquitectónicos originais com detalhes de decoração contemporânea. Os quartos minimalistas apresentam roupa de cama de algodão egípcio e chuveiros com efeito de chuva. As comodidades incluem restaurante gastronômico, bar de tapas casual, terraço na cobertura e piscina.
- Outro boutique hotel de cinco estrelas, o moderno Serras Barcelona está bem situado perto da marina de Port Vell e a uma curta caminhada da catedral e do Museu Picasso. Um terraço na cobertura (com piscina e assentos para o restaurante gourmet do hotel) tem vista para o porto. Os quartos luminosos e espaçosos têm vistas espectaculares sobre os marcos medievais ou a marina e o Mar Mediterrâneo.
- O cinco estrelas Hotel Neri Relais & Châteaux oferece charme histórico juntamente com comodidades modernas. Instalado em dois antigos palácios aristocráticos a poucos passos da catedral, as acomodações são sofisticadas e suntuosas. Os quartos dispõem de máquinas de café Nespresso e banheiros elegantes e atualizados; alguns têm varandas ou terraços.
Hotéis de médio porte :
- No coração do Bairro Gótico, o Hotel Catalonia Avinyó fica a uma curta caminhada da catedral. Este hotel de três estrelas apresenta uma decoração moderna e elegante, quartos insonorizados, um centro de fitness e piscina no terraço.
- O boutique hotel de quatro estrelas Barcelona Catedral oferece acomodações modernas e elegantes. As comodidades incluem academia, piscina, aulas de culinária e restaurante mediterrâneo com um agradável terraço ao ar livre.
- Perto da catedral, o Hotel Gotico de quatro estrelas oferece acomodações econômicas, com comodidades que incluem recepção 24 horas e serviços de concierge. A partir do terraço do último piso do hotel, os hóspedes podem desfrutar de vistas sensacionais das ruas sinuosas e dos monumentos antigos do Bairro Gótico.
Hotéis econômicos :
- O Hotel Canton está localizado a uma curta distância das principais atrações do Bairro Gótico. Este hotel de uma estrela oferece acomodações básicas a um preço razoável. O hotel oferece recepção 24 horas e buffet de café da manhã.
- A Guesthouse Barcelona Gotic dispõe de quartos simples com banheiros compartilhados e privativos. As comodidades incluem recepção 24 horas, depósito para bagagem e buffet de café da manhã.
Dicas e passeios: como aproveitar ao máximo sua visita ao Bairro Gótico de Barcelona
- Passeio a pé: É fácil se perder no labirinto de ruas sinuosas do Bairro Gótico. Para descobrir os pontos turísticos com facilidade, participe de um passeio a pé guiado. A excursão a pé matinal de duas horas pelo Bairro Gótico de Barcelona leva você aos pontos turísticos imperdíveis do bairro, liderado por um guia experiente que fornecerá comentários sobre a história de cada monumento. Seu guia também pode apontar os lugares favoritos dos moradores para tapas, café e compras.
- Segway Tour: Explore o antigo porto (Port Vell) e o antigo porto de pesca (La Barceloneta) no Barcelona Segway Tour de duas horas. Enquanto você e não mais de cinco pessoas seguem um guia local pelas ruas sinuosas em suas rodas elétricas auto-equilibradas, você aprenderá sobre os monumentos e sobre a fascinante história de Barcelona.
- Mantenha o conforto em mente: as ruas estreitas de pedestres deste bairro medieval são pavimentadas com paralelepípedos que muitas vezes são desgastados e irregulares, então use sapatos resistentes de salto baixo com bons passos.
Barcelona – Mapa do Bairro Gótico (Histórico)