10 atrações com melhor classificação e coisas para fazer em Ras al-Khaimah

Frank

Ras Al-Khaimah é a principal fuga de muitos moradores de Dubai da cidade. A maioria das pessoas está aqui para a praia, mas, apoiada pela espinha das Montanhas Hajar, que descem até a costa, Ras Al-Khaimah também é uma ótima base se você estiver procurando por coisas mais ativas para fazer.

Jebel Jais (Jais Mountain) é a principal atração turística, e nos últimos anos tornou-se um importante centro de atividades. Se você quer descer a montanha de tirolesa ou escalar em suas encostas, este é um dos melhores lugares para se visitar nos Emirados Árabes Unidos para quem procura aventura.

A cidade e a faixa costeira de Ras Al-Khaimah podem estar em modo permanente de férias na praia, mas historicamente, esta região é muito importante, com escavações arqueológicas aqui revelando que esta área foi habitada desde o 3º milênio aC.

O Museu Nacional Ras Al-Khaimah faz um excelente trabalho ao explicar essa história de longo alcance.

Longe da cidade, tanto o Forte de Dhayah quanto a maravilhosamente atmosférica área de Jazirat al-Hamra fornecem mais vislumbres da vida dos Emirados antes do boom do petróleo de meados do século XX.

Saiba mais com a nossa lista das atrações e coisas para fazer mais bem avaliadas em Ras Al-Khaimah.

Veja também: Onde ficar em Ras Al-Khaimah

Observação: algumas empresas podem estar temporariamente fechadas devido a problemas globais recentes de saúde e segurança.

1. Relaxe nas praias de Ras Al-Khaimah

Praia Ras Al Khaimah

A maioria dos visitantes de Ras Al-Khaimah vai direto para a praia. A longa costa do emirado é repleta de resorts de luxo, todos oferecendo seu próprio trecho particular de areia dourada. A maioria permite que não-hóspedes usem suas instalações com um passe de um dia, mas se você quiser fazer sua estadia em Ras Al-Khaimah tudo sobre o sol e a areia, reserve um hotel ou resort com acesso à praia.

As praias são bem cuidadas e repletas de instalações, incluindo espreguiçadeiras, guarda-sóis, cafés e restaurantes na areia, chuveiros de água doce e praticamente tudo o que você precisa para um dia de bronzeamento.

Quase todos os resorts oferecem instalações para esportes aquáticos com aluguel de equipamentos, como caiaques, pedalinhos e jet skis, e atividades como windsurf disponíveis.

2. Veja o pôr do sol em Jebel Jais

Jebel Jays

A cerca de 55 quilômetros a nordeste de Ras Al-Khaimah, Jebel Jais faz parte da Cordilheira Hajar e é a montanha mais alta dos Emirados Árabes Unidos, com 1.934 metros de cume.

Uma estrada de 20 quilômetros até o topo (não exatamente até o cume) serpenteia em ziguezague até o flanco da montanha, com plataformas de observação ao longo da rota para apreciar as vistas de longo alcance dos penhascos áridos ao redor.

No topo da estrada está o Viewing Deck Park , uma série de terraços paisagísticos (com cafés e outros serviços) de onde os visitantes podem contemplar os picos escarpados, até a planície costeira.

É um território privilegiado para fotógrafos, principalmente no início da noite, quando as rochas em tons de laranja brilham à luz do sol poente.

Site oficial: www.visitjebeljais.com

3. Tirolesa descendo a encosta de Jebel Jais

Tirolesa de voo Jebel Jais

Se você sentir vontade de se jogar de uma montanha, vá para Jebel Jais. A montanha abriga a tirolesa mais longa do mundo, chamada Jebel Jais Flight, que se estende pela encosta por 2,8 quilômetros. Tornou-se uma das principais atividades de aventura dos Emirados Árabes Unidos e uma atração principal para os viciados em adrenalina que visitam o país.

Do ponto de decolagem, perto do cume de Jebel Jais, as tirolesas voam sobre os contornos escarpados e pedregosos da montanha abaixo, viajando a velocidades de até 120 quilômetros por hora.

Além da emoção do voo em si e da estupenda paisagem montanhosa ao longo do caminho, um grande destaque é o pouso na plataforma da tirolesa, que fica suspensa no ar.

Outra aventura de tirolesa na montanha, chamada Jais Sky Tour , oferece uma experiência menos rápida com uma melhor oportunidade de pausar e apreciar a paisagem em uma série de sete tirolesas, conectadas por plataformas suspensas ao lado da montanha, na um percurso de cinco quilômetros.

Site oficial: www.visitjebeljais.com

4. Suba até o Forte Dhayah

Forte Dhayah

Este forte de tijolos de barro do século XVI, cerca de 20 quilômetros ao norte da cidade de Ras Al-Khaimah, foi construído em uma posição estratégica no topo de uma colina, de frente para o golfo, para defender a região do ataque dos britânicos.

Como uma torre militar defensiva, o Forte Dhayah desempenhou um papel importante na história de Ras Al-Khaimah.

Outras fortificações e torres de vigia em ruínas podem ser vistas ao sul da colina.

Uma batalha em 1891 entre as forças do emirado e britânicas resultou na destruição de grande parte das fortificações aqui.

As vistas panorâmicas das muralhas do forte valem bem a pena a viagem até aqui, e para qualquer pessoa interessada em história, explorar o próprio forte é uma das principais atrações deste pequeno emirado.

5. Faça uma viagem pelas montanhas Hajar

Montanhas Hajar

Longe da costa, as montanhas acidentadas e cruas de Hajar dominam o cenário de Ras Al-Khaimah.

Viajar de carro na área de Hajar oferece algumas das melhores paisagens dos Emirados Árabes Unidos , com as paisagens montanhosas irregulares e áridas que se estendem para fora à medida que as estradas sobem mais para o interior.

Para uma viagem tranquila, pegue a estrada principal E18 em direção ao interior da cidade de Ras Al-Khaimah e depois vire na estrada E87, que corta o coração das Montanhas Hajar.

A rodovia E11 indo para o norte da cidade de Ras Al Khaimah em direção ao Forte Dhayah também abrange uma faixa de paisagens montanhosas.

6. Suba ou caminhe em Jebel Jais

Caminhadas em Jebel Jais

As encostas mais baixas de Jebel Jais são um destino importante para caminhantes e alpinistas interessados ​​nos meses mais frios do inverno.

Seis trilhas, variando de fácil a moderada, foram estabelecidas nas encostas mais baixas da montanha, todas começando em uma trilha na estrada principal que leva à montanha.

Todas as trilhas oferecem excelentes vistas; encontros casuais com cabras da montanha; e a oportunidade de experimentar a montanha em um nível mais próximo e íntimo.

Para os alpinistas, Jebel Jais tem uma Via Ferrata (uma via de escalada de cabos de aço, permanentemente fixados na face da rocha), que corre nas encostas mais baixas da montanha.

O acesso ao percurso da Via Ferrata é feito apenas por escalada guiada. As rotas de caminhadas podem ser feitas de forma independente.

7. Conheça a história local no Museu Nacional Ras Al-Khaimah

Porta elaboradamente esculpida no Museu Nacional Ras Al-Khaimah

O Museu Nacional Ras Al-Khaimah fica em um forte que foi a residência da família governante até o início dos anos 1960.

O museu abriga uma excelente coleção de artefatos arqueológicos e etnológicos.

A Sala Qawasim no primeiro andar é particularmente interessante, com uma coleção de documentos, manuscritos e tratados entre os governantes de Ras Al-Khaimah e a Grã-Bretanha.

Há também exposições de armas tradicionais pertencentes à família governante, bem como exposições arqueológicas sobre os primeiros colonos na área até o final do período islâmico.

A seção etnográfica do museu apresenta a vida tradicional no emirado, incluindo arquitetura, mergulho em pérolas, cultivo de tâmaras, agricultura e pesca.

Para saber mais sobre a região, a Excursão Privada de Dia Inteiro de Ras Al-Khaimah mergulha em seus pontos turísticos culturais e históricos, além de mostrar sua paisagem litorânea cênica, com muitas paradas para fotos ao longo das partes mais cênicas da Corniche e em a marina ao longo do caminho. Os principais pontos turísticos incluídos são o museu, o Forte Dhayah e Jazirat al-Hamra. Todo o transporte, incluindo embarque e desembarque nos hotéis Ras Al-Khaimah, está incluído.

8. Passeie pela Aldeia Abandonada de Jazirat al-Hamra

Jazirat al-Hamra

Esta vila abandonada com suas casas lentamente decadentes de arquitetura tradicional de blocos de coral fica a cerca de 20 quilômetros ao sul da cidade de Ras Al-Khaimah.

Jazirat al-Hamra era uma vila de pescadores e pérolas fundada no século XVI. Com o fim da indústria de pérolas e o início do boom do petróleo, os habitantes da vila a abandonaram na década de 1960. Desde então, ele tem se sentado na maior parte estranho e vazio à medida que resorts e novas áreas da cidade se multiplicam em torno dele na planície costeira.

Devido ao clima seco do deserto, grande parte da arquitetura de blocos de coral está bem preservada, para que os visitantes possam ter uma noção real de como seria a vida tradicional da aldeia dos Emirados.

A mesquita da aldeia também foi totalmente restaurada nos últimos anos.

9. Mergulhe em Khatt Springs

Forte Khatt

A cerca de 26 quilômetros a sudeste de Ras Al-Khaimah, Khatt Springs é uma área de piscinas quentes ricas em minerais, onde a água é conhecida por suas propriedades relaxantes e terapêuticas.

Khatt fica em meio a um oásis, apoiado por montanhas estéreis. As águas termais são bombeadas para as piscinas (separadas por sexo). As instalações estão um pouco cansadas nos dias de hoje, mas se você quiser apenas um mergulho rápido na água quente para aliviar as articulações cansadas da viagem, ainda vale a pena parar.

A aldeia abriga as torres restauradas de Khatt Fort, e a paisagem circundante é de grande interesse para os arqueólogos com locais de túmulos que remontam à era calcolítica e fortificações de tijolos de barro do século XIX desenterradas em escavações aqui, apontando para o longo e contínuo assentamento da área.

10. Veja o histórico na Shimal

Torre de vigia em Shimal | Jon Gudorf Fotografia / foto modificada

Cerca de 12 quilômetros ao norte da cidade de Ras Al-Khaimah, perto das Montanhas Hajar, a pequena vila de Shimal é o local de várias centenas de túmulos pré-islâmicos e um assentamento datado de 2000-1300 aC.

A área é um dos sítios arqueológicos mais importantes dos Emirados Árabes Unidos, embora os visitantes provavelmente tenham que ser ávidos amantes da história para apreciar o local.

Cerâmica, vasos de pedra, armas feitas de bronze e cobre e contas foram descobertas em escavações arqueológicas.

Uma das descobertas mais importantes aqui foi uma grande tumba circular do período Umm al-Nar. O pequeno Forte Husn al-Shimal, da era islâmica, está situado em um afloramento rochoso acima e oferece uma boa vista de toda a área.

Onde ficar em Ras Al-Khaimah para passeios turísticos

Se você estiver visitando Ras Al-Khaimah pela primeira vez, observe que os resorts estão espalhados por uma grande distância, ao longo dos 64 quilômetros de praia do emirado, incluindo o relativamente novo empreendimento turístico de Al Hamra e a ilha artificial de Al Marjan. Acomodações econômicas podem ser encontradas na cidade de Ras Al-Khaimah.

Hotéis de luxo:

  • A cinco minutos de carro do Al Hamra Mall e do Ice Land Water Park, o Rixos Bab Al Bahr é um popular resort com tudo incluído na Ilha de Marjan, com torres em forma de pirâmide presidindo piscinas extensas. A antiga vila piscatória de Jazira al-Hamra fica a menos de dez minutos de carro.
  • O Cove Rotana Resort é uma vila em si, com vilas de inspiração núbia que são ótimas para famílias.
  • Em Al Hamra, cerca de 15 quilômetros ao sul da cidade, o Waldorf Astoria tem uma praia particular, vários restaurantes e interiores opulentos.

Hotéis de médio porte:

  • No topo dos hotéis de gama média, o DoubleTree by Hilton Resort & Spa Marjan Island , com uma praia privada e um spa impressionante, oferece um excelente valor no desenvolvimento turístico da Ilha de Marjan, enquanto o Marjan Island Resort & Spa é outra escolha familiar com muitas piscinas, quatro restaurantes e uma boa fatia de praia particular.

Hotéis econômicos:

  • Ras Al-Khaimah oferece poucos hotéis econômicos, mas o Bin Majid Beach Hotel é um resort de praia de bom valor com funcionários simpáticos, uma praia particular decente e piscina, enquanto o Double Tree by Hilton fica bem no centro da cidade de Ras Al-Khaimah e tem quartos modernos, um bom restaurante e uma piscina na cobertura.