educacao inclusiva“O compromisso com a construção de uma escola inclusiva, uma escola na qual todos os alunos têm oportunidade de realizar aprendizagens significativas e na qual todos são respeitados e valorizados, uma escola que corrige assimetrias e desenvolve ao máximo o potencial de cada aluno, é um desígnio nacional e um desafio para o qual estamos TODOS convocados”.

 

Com a tónica dominante de uma escola de todos e para todos e para dar cumprimento ao pretendido de alunos a aprender juntos, sempre que possível, a escola terá de aprender a reorganizar-se e a readaptar-se aos vários estilos e ritmos dos seus aprendentes e assegurar, potenciar e garantir aprendizagens para todos, independentemente das suas caraterísticas, perfis e realidades sociais, económicas e culturais.

A escola assume-se, assim, como um local primordial de inclusão, uma vez que tem como principal função a promoção do desenvolvimento equilibrado do ser humano. Assim, torna-se necessário a adequação de práticas, no sentido de se criar uma resposta apropriada às caraterísticas desenvolvimentais de cada criança e jovem. 

Assegurar uma escola verdadeiramente inclusiva não é apenas aceitar toda a diversidade de alunos. Implica planeamento, envolvimento, trabalho colaborativo entre profissionais e entre estes e as famílias, desenvolvendo nos alunos em concreto e na comunidade educativa um verdadeiro sentido de pertença!

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