Erasmus maisLogo KA229

Programa Erasmus KA229

Projeto Sustentabilidade – uma responsabilidade de todos

1 de setembro de 2018 e 31 de agosto de 2020

Primeiro projeto europeu no género a ser dinamizado na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba que prevê a colaboração entre alunos, do 3º ciclo e ensino secundário, e professores oriundos da Croácia, França, Finlândia, Polónia e Portugal, baseada na vertente educativa STEM e metodologia CLIL.

Seguindo as diretrizes do país coordenador, Croácia, a escola, enquanto organização parceira neste projeto, tem vindo a desenvolver atividades no âmbito da sustentabilidade. A criação do clube Eco-Erasmus tem como objetivo principal criar um espaço de trabalho colaborativo utilizando a plataforma eTwinning, parte integrante do programa Erasmus, como elo de comunicação e de construção de conhecimento com os países parceiros.

Num primeiro momento, os alunos portugueses desenvolvem e preparam as temáticas das energias renováveis e da herança cultural. A sustentabilidade será abordada sob a perspetiva contemporânea de políticas de produção e gestão de energia  e sob a perspetiva histórica de uma atividade sustentável no passado e marco importante na cultura da ilha – a indústria baleeira. De 1 a 5 de abril, alunos dos países estrangeiros mencionados serão recebidos na escola e terão a oportunidade de conhecer in loco as estruturas de gestão energética, observar e discutir sobre o nível de sustentabilidade das mesmas na ilha Terceira sob a orientação de especialistas na área. O resultado final destas experiências materializa-se através da montagem de uma exposição, aberta à escola, reflexo da cooperação entre os diversos participantes, alunos e professores, na construção de meios e produtos ligados a temática que sustenta o projeto.

 

Erasmus KA229 Programme

Project Sustainability – everyone’s responsibility

September 1st 2018 - August 31st 2020

The first European project of the kind to be implemented in Escola Básica e Secundária Tomás de Borba with the collaboration among students from the 7th grade up to the 10th grade and teachers from Croatia, France, Finland, Poland and Portugal, based on STEM and CLIL methodology.

Following the guidelines of the coordinating country, Croatia, and as partner organization, our school has been developing activities within the sustainability theme. The creation of the Eco- Erasmus club aims mainly at providing a collaborative working environment using the eTwinning platform, an integral part of the Erasmus programme, as a communication link and as means of knowledge enhancement amongst partner countries.

To begin with, the Portuguese students have been researching and preparing topics related to renewable energy sources and cultural inheritance. Sustainability will be addressed not only under a contemporary scope of production policies and energy management but also within the historical perspective of a sustainable activity from the past and an important feature of the island’s culture – the whaling industry. From the 1st to the 5th April, students from the foreign countries mentioned above will be welcomed in our school and have the opportunity to learn on site about the island’s energetic management structures, observe and discuss their sustainability level in Terceira Island under the guidance of specialists in the field. The outcome of these experiences will be the assembling of an exhibition open to the school, which will reflect the cooperation amongst all participants, students and teachers, in forging means and products linked to the theme which supports the project.

Erasmus+ na Tomás de Borba